Atletismo

13-06-2017 14:42

Patrícia Mamona é grande figura do Meeting Maia Cidade do Desporto

O Meeting Maia Cidade do Desporto realiza-se a 08 de julho naquela cidade da área metropolitana do Porto.
Patrícia Mamona, vice-campeã europeia no triplo salto
Foto: AFP or licensors

Patrícia Mamona, vice-campeã europeia no triplo salto

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

A vice-campeã europeia e recordista nacional do triplo salto, Patrícia Mamona, é a grande figura do Meeting Maia Cidade do Desporto, que se realiza a 08 de julho naquela cidade da área metropolitana do Porto.

"Fazemos questão de ter uma referência, que este ano é a Patrícia Mamona. Será ela a imagem e o rosto do ‘meeting’, tal como Francis Obikwelu o foi da edição anterior", explicou à agência Lusa o diretor da prova, o ex-atleta José Regalo.

A atleta do Sporting, que domingo passado, em Vagos (distrito de Aveiro), conquistou, pela 10.ª vez consecutiva, o título nacional do triplo salto, ao saltar 14,40 metros, estará acompanhada por "cerca de 200 atletas".

O triplo salto feminino será "a prova rainha", segundo José Regalo, salientando também a presença da olímpica benfiquista Susana Costa, que em Vagos ficou no segundo lugar, com 13,91 metros.

O programa do Meeting Maia Cidade do Desporto, que engloba oito provas masculinas e sete femininas, conta ainda com o campeão nacional do salto em comprimento, Marcos Chuva, do Benfica.

Na altura, um dos grandes momentos da prova maiata poderá ser o "duelo" entre os benfiquistas Paulo Conceição, recordista nacional (2,24 metros), e Tiago Pereira (2,21).

José Regalo espera ainda "provas fortes e de qualidade" nos 100 metros masculinos e femininos, muito embora não sejam ainda conhecidos nomes.

"Esperamos ter atletas estrangeiros, estando já confirmados alguns espanhóis, mas todos os nossos recursos vão para os atletas portugueses", referiu.

O Meeting Maia Cidade do Desporto é organizado pelo Maia Atlético Clube, com a colaboração da autarquia local, e realiza-se no Estádio Municipal Professor Dr. José Vieira de Carvalho, no centro da Maia, outrora "palco de grandes marcas, recordes e mínimos olímpicos".

Trata-se de uma prova de atletismo antiga, que José Regalo diz ter sido a de maior nomeada a nível nacional, com "alguma importância entre os meetings internacionais intermédios", mas que esteve parada "cerca de uma dezena de anos" devido a "dificuldades financeiras" e a "problemas com a pista", de tartan.

O meeting voltou em 2015 e "a pista atual está ótima e muito rápida e é confortável para se obterem boas marcas".

O Maia Atlético Clube é o seu principal utilizador e "mais de 100 atletas, em média, passam por lá diariamente".

Conteúdo publicado por Sportinforma