Jogos Olimpicos de Inverno

03-07-2017 11:17

Presidente do COI apoia participação conjunta das Coreias

Proposta foi feita pela Coreia do Sul e recebeu graças de Thomas Bach.
Thomas Bach, presidente do COI

Thomas Bach, presidente do COI

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) garantiu hoje que apoia “ativamente” a proposta do presidente da Coreia do Sul para que o país e a Coreia do Norte possam cooperar durante os Jogos de Inverno Pyeongchang 2018.

Thomas Bach encontrou-se hoje com o presidente Moon Jae-In, que defendeu a possibilidade de as duas Coreias participarem nos Jogos de Pyeongchang 2018 com uma equipa conjunta de hóquei no gelo feminino.

O presidente da Coreia do Sul abordou também a possibilidade de a vizinha Coreia do Norte acolher algumas provas de esqui na sua estância de Masikryong.

Segundo o presidente sul-coreano, ambas as propostas necessitam da aprovação do COI. “Apoiarei ativamente o plano do presidente Moon Jae-in destinado a apoiar uma reconciliação entre as duas Coreias e a paz na península. Atitude que se coaduna com o espírito olímpico”, afirmou Bach, em comunicado.

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul estão separadas por uma das fronteiras mais militarizadas do mundo e ainda estão oficialmente em guerra, apenas um armistício, e não um tratado de paz, foi assinado no final da guerra de 1950-1953.

Conteúdo publicado por Sportinforma