A Associação de Atletismo de Santiago divulga a meio desta semana a lista dos 12 atletas seleccionados para o Campeonato de Cabo Verde que se realiza nos dias 21 e 22 deste mês na ilha do Sal.

Segundo apurou à Inforpress, a composição dos atletas da selecção de Santiago Sul ficou praticamente definida após a realização da terceira e última jornada do regional da modalidade realizada domingo no Complexo Desportivo Adega em Achada Grande Trás, na Cidade da Praia.

A prova foi disputada nas disciplinas dos 200, 800 cinco mil metros, masculinos e femininos.

Na prova 5000 metros, realizada na pista de asfalto à volta do relvado sintético, o internacional cabo-verdiano Ilídio Freire, de São Lourenço dos Órgãos, voltou a fazer jus a fama de campeão que ostenta ao ganhar a corrida com o tempo de 16 minutos e 55 segundos.

Danilson Pereira teve de contentar-se com a segunda posição com o tempo de 17 minutos e 12 segundos, enquanto Wilson Cabral ocupou o terceiro lugar do pódio com o tempo de 17 minutos e 23 segundos.

Nos 800 metros femininos, a também atleta internacional de São Lourenço dos Órgãos, Nélida Moreira, ganhou a prova com o tempo de dois minutos, 31 segundos e 10 centésimos, relegando a ex-campeã Eva Pereira Sanches para a segunda posição com a marca de dois minutos, 33 segundos e 14 centésimos.

Zélia Rodrigues classificou-se na terceira posição nesta disciplina com o tempo de 2 minutos, 43 segundos e 24 centésimos.

Na disciplina dos 200 metros masculinos, disputada por séries, Bruno Moniz (Praia), foi primeiro com o tempo de 24 segundos e 41 centésimos, seguido de André Andrade (Calheta São Miguel) com 25 segundos e 28 centésimos, ao passo que Hélder Veiga (Praia) terminou no terceiro lugar com 25 segundos e 43 centésimos.

Nos 200 metros femininos, Wânia Costa, Cinthia Monte Falco e Eveline Tavares foram as melhores.

A representante da Associação Regional de Atletismo adiantou à Inforpress que Santiago Sul vai levar 12 atletas, dos quais sete rapazes e cinco raparigas  para o Campeonato de Cabo Verde que se realiza na recém inaugurada pista de tartan no Estádio Municipal, Marcelo Leitão,  na Ilha do Sal.