O atleta Danilson Pereira da ilha de Santiago foi o vencedor da prova de atletismo na distância de 10 mil metros estrada realizada este domingo em São Nicolau, em comemoração ao Dia do Desporto Cabo-verdiano.

Kueny Miranda (ilha do Fogo) e Salvador Mota (São Nicolau) qualificaram-se em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

A prova, que contou com a participação de 16 atletas provenientes de todas as ilhas de Cabo Verde, cobriu uma distância de 10 quilómetros entre a localidade de Fajã e o Terreiro, no centro da Cidade de Ribeira Brava.

Entretanto, cinco atletas foram forçados a desistir da corrida por diferentes motivos. Entre eles consta o fundista natural da ilha de São Nicolau, o veterano Paulo Mota, que foi vítima de uma queda quando se encontrava já muito perto da meta.

Paulo Mota caiu no final de uma descida, tendo embatido com a cabeça no chão. Socorrido por pessoas que assistiam a prova no local, o atleta foi depois transportado ao hospital onde continua em observação, mas fora de perigo.

Segundo relato de pessoas que se encontravam no local, a dado momento quando descia a rampa, Paulo Mota ficou meio atordoado e com as pernas a tremer, acabando mesmo por cair. Depois de socorrido, teimosamente quis prosseguir a prova mas foi impedido.

A entrega dos troféus aos vencedores acontece este domingo às 19 horas no cto solene de encerramento, presidido pela ministra da Educação e do Desporto Fernanda Marques.