O presidente da Associação de Regional de Atletismo da Boa Vista quer levar, ainda este ano, a modalidade às escolas da ilha como forma de incentivar a prática do desporto e recrutar novos valores.

Em declarações hoje à Inforpress, o presidente da Associação, Sandro Rocha, disse que este objetivo só será concretizado «se o trabalho for feito entre todas as associações desportivas da ilha, com um início nas Escolas de Ensino Básico (EBI) e, numa fase posterior e acompanhada, no liceu».

De acordo com o atleta, o projeto teve início, no ano passado, «com aceitação positiva dos alunos», mas com «algumas dificuldades devido à inexperiência da Associação e às dificuldades impostas pela complexidade na execução» de um projeto desta natureza.

O culminar desta fase inicial acontecerá, segundo Sandro Rocha, a partir do primeiro de Junho, quando será feito uma prova regional entre todos os polos educativos da ilha, algo «que já está a ser estudado juntamente com o Ministério da Educação».

O atleta, que começou a praticar atletismo na escola primária, na ilha do Sal, acredita que é possível desenvolver com sucesso este projeto, descobrindo e apoiando «muitos talentos» nesta idade e com vantagens evidentes.

Sandro Rocha lamentou, contudo, a fraca adesão feminina ao atletismo na Boa Vista, mais um motivo, a seu ver, para justificar o recrutamento nas escolas primárias.

«As festas tradicionais também são um alvo», afirmou o presidente da Associação Regional de Atletismo, para quem as escolas básicas são «uma importante montra para a sensibilização da sociedade civil e dos novos atletas».

Em finais de Abril, informou, arranca o campeonato regional da ilha, com a última jornada agendada por altura das festas do Dia do Município (04 de Julho), seguido do campeonato nacional duas semanas depois.

O programa de atividades da Associação para este ano teve o seu início a 13 de Janeiro com a Corrida da Liberdade, na Cidade da Praia, e culminará em Dezembro com a Ultramaratona, seguida da Corrida de São Silvestre, a 28 do mesmo mês, afiançou Sandro Rocha.

As dificuldades em encontrar novos parceiros são um dos maiores constrangimentos com que ase debate a sua organização, indicou o presidente da Associação Regional.