Cabo Verde vai participar nos VII Jogos da Francofonia que se realiza de 7 a 15 de Setembro em Nice, França, com oito atletas, quatro dos quais na modalidade de atletismo e outros tantos em judo.

A comitiva cabo-verdiana, que será chefiada pelo técnico da Direção-geral dos Desportos, José Luís Gomes, deixa a Cidade da Praia a 5 de Setembro e regressa a 16 do mesmo mês.

Os VII Jogos da Francofonia contam com o concurso de participantes de 53 estados, segundo as expectativas do secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf.

«Trata-se do maior evento desportivo, cultural e festivo da juventude francófona, pois ele vai reunir cerca de três mil jovens talentos oriundos de cinco continentes e será assistido por milhões de telespetadores», precisou o antigo chefe de Estado senegalês (1981-2000), em França.

Os VII Jogos da Francofonia decorrem sob o signo dos valores de solidariedade, da diversidade e da excelência e servem de trampolim a jovens talentos para a notoriedade internacional.

Organizados de quatro em quatro anos num dos 77 estados e governos-membros da OIF, os Jogos da Francofonia misturam competições desportivas (atletismo, futebol, voleibol e judo) e atividades culturais e artísticas (teatro, conto, moda, dança).