O fundista santantonense Eliseu Fortes foi o vencedor da prova dos 12 quilómetros, num tempo de 37 minutos e 08 segundos, realizado hoje, na cidade do Inglês, no âmbito do Dia do Desporto Nacional de Cabo Verde.

No segundo lugar, ficou o santiaguense Denílson Pereia, com 37 minutos e 29 segundos, sendo que no terceiro ficou Elísio Freire, também da Ilha de Santiago, com o tempo de 37 minutos e 47 segundos, este que é internacional cabo-verdiano.

Para Eliseu Fortes, o vencedor da prova, este prémio foi fruto de «grande trabalho», tendo em conta que esteve muito tempo a recuperar da lesão que o apoquentava nos últimos tempos.

«Estou muito emocionado por ter conseguido mais uma prova na minha carreira, embora não estivesse à espera disso, porque sei que os meus colegas são também dos melhores de Cabo Verde», disse o atleta.

Denílson Pereia, o segundo classificado, disse que a prova foi «bem renhida» e por isso reconheceu a vitória do seu adversário.

«Mesmo assim, estou satisfeito por ter ficado em segundo lugar, embora isso seja diferente do que estou habituado. Fiz o meu máximo para vencer esta prova», comentou.

O coordenador da prova, Mário Jorge, fez um o balanço «positivo» da prova, relembrando que estiveram presentes os dez melhores atletas do país, apesar da desistência dos atletas das ilhas Boa Vista e São Nicolau.