As ilhas de São Vicente e Santo Antão acolhem de segunda até sexta-feira, 22, a 1ª edição da Corrida Internacional “La piste de Oasis”, uma competição de corta-mato, que se realiza pela primeira vez em Cabo Verde.

Organizada pela agência especializada em turismo de montanha, turismo desportivo e turismo de aventura (NOBAI), a prova vai contar com a participação de 60 atletas franceses, mas também com cabo-verdianos convidados.

A "La piste des Oasis" já vai na sua 10ª edição e já passou por Marrocos, Tunísia, Senegal, Turquia e Egito.

A realização deste evento em Cabo Verde, de acordo com a organização, tem como objetivo dar a descobrir os vários aspetos, naturais e culturais do arquipélago.

A NOBAI, organizadora do evento, está desde de 2007 em Cabo Verde e tem apostado na formação de guias cabo-verdianos e no desenvolvimento do turismo sustentável, através de atividades como turismo de caminhada, de corrida e de bicicleta.

“La piste des Oasis” em Cabo Verde será organizada em quatro etapas com mais de 100 quilómetros de caminho.

A primeira etapa realiza-se, esta terça-feira, em São Vicente, com partida de Madeiral e passagem por Mato Inglês, Selada de Baleia, Praia Grande e meta no vulcão de Calhau.

Em Santo Antão, a prova arranca, quarta-feira, do Planalto Norte até Ribeira da Torre com passagem pelo Topo de Coroa.

A terceira etapa está programada para quinta-feira, com saída das Água das Caldeiras e passagem por Lagoa, Chã das Pedras até João Afonso.

A prova termina na sexta-feira com o itinerário Paul, Pico da Cruz e Janela.