O presidente da Associação Ultramaratona da Boa Vista disse que a 13ª edição da Ultramaratona Internacional da Boa Vista, na distância dos 150 quilómetros, que se realiza no final-de-semana, vai contar com o concurso de 40 atletas.

Pierra Scarameli afirmou à Inforpress que a prova, considerada das mais difíceis do mundo, tem assegurada a presença 13 cabo-verdianos e 27 estrangeiros, oriundos da Áustria, da Alemanha e da Itália.

Organizada pela Associação Ultramaratona da Boa Vista e pela Associação Italiana da modalidade, a competição insere-se no plano de actividade da categoria “no-limit”, prática conhecida nas zonas desérticas de Marrocos, Líbia, Argélia, Mauritânia, Rússia, Estados Unidos, África do Sul e Chile.

Os participantes desta ultramaratona vão percorrer 150 quilómetros da ilha das dunas, por entre pedregulhos, areias e dunas sob um sol abrasador, tendo a organização afirmado que já estão criadas todas as condições para o arranque este final-de-semana deste evento internacional.

Pierra Scarameli explicou que se trata de uma prova “muito difícil”, pelo que os atletas terão de apresentar à prova com um ritmo de treinamento bastante alto e que, para além dos habituais 150 quilómetros, a organização decidiu promover, em simultâneos, mais duas provas nas distâncias dos 75 e 40 quilómetros.

A edição de 2012 teve como vencedor o cabo-verdiano Adilson Spencer (Boa Vista) que voltou a bater, pela quarta vez, toda a concorrência, ao percorrer os 150 quilómetros em 20 horas e 19 segundos.

O fundista internacional cabo-verdiano soma assim quatro medalhas de ouro nesta prova, conquistadas em 2006, 2009, 2011 e 2012, pelo que se afigura como a grande baixa para a 13ª edição, já que está a contas com uma grave lesão no joelho direito que o impede de competir durante seis meses.

Nesta competição, que habitualmente conta com mais estrangeiros do que nacionais, os atletas transportam mochilas de alimentos para toda a maratona e um kit de sobrevivência, que contém cobertor, lanterna com bateria, bússola, faca, isqueiro, espelho, apito, desinfectante e óculos de sol.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.