O maratonista cabo-verdiano Ruben Sança (EUA), os fundistas Nelson Cruz e Samuel Freire (Portugal) e o luso-cabo-verdiano António Tiago têm presença assegurada na Corrida Internacional São Silvestre da Praia, que se realiza a 31 deste mês.

O secretário-geral do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC), Orlandinho Mascarenhas, promotor do evento, disse à Inforpress que a prova a ser disputada tanto para atletas olímpicos como paralímpicos, está a ganhar, cada vez mais, contornos internacionais, alegando que países como Gâmbia, Brasil, Portugal, Angola, São Tomé e Príncipe já confirmaram as suas participações na prova.

Segundo este dirigente, espera-se ainda pela confirmação, «praticamente garantida», dos atletas provenientes da Tunísia, Marrocos e da Guiné Bissau e também de outros países africanos.

Orlandinho Mascarenhas informou que o coordenador de Atletismo do Comité Paralímpico de Angola, José Manuel, vem a Cabo Verde a 29 de dezembro, para trabalhar com a congénere cabo-verdiana na organização da prova.

Responsável pelo feito do angolano José Sayovo nos Jogos Paralímpicos de Atenas, Pequim e Londres, onde colecionou medalhas, José Manuel vem a Cabo Verde para um período de 15 dias desempenhar as funções de assessor técnico na Corrida de São Silvestre de Praia, no âmbito da participação inédita do desporto adaptado nesta prova, que vai contar com atletas angolanos de entre outros país africanos e da Europa.

De acordo com o secretário-geral do Comité Paralímpico Cabo-verdiano, Zé Manuel aproveita a sua passagem por Cabo Verde para ministrar um curso destinado aos jornalistas e dirigentes desportivos.

A organização da Corrida Internacional São Silvestre da Praia conta distribuir prémios, medalhas e troféus que vão dos 50, 30 e 20 mil escudos para os três primeiros classificados, prémios monetários extensivos aos dez primeiros atletas que cortarem a meta.

São Silvestre da Praia vai ser disputada nas categorias júnior, sénior e veteranos para atletas olímpicos em homenagem a “Scarafi”, com partida no Estádio Nacional em São Filipe e meta no Estádio da Várzea, na distância dos 10 quilómetros.

A prova paralímpica vai ser disputada nas categorias T46 (amputados de braços), visual, surdo/mudo e em cadeira de rodas, em homenagem a Francisco Tatoo.