O Comité Paralímpíco Cabo-verdiano (COPAC) já tem praticamente tudo pronto para a realização, dia 31, da Corrida de São Silvestre da Praia, destinado a atletas olímpicos e paralímpicos em homenagem ao ex-atleta Scarafi.

A prova de 10 mil metros já foi aprovada pela Polícia Nacional e passa agora a ter a partida no Complexo Desportivo Adega, na Achada Grande, e meta anunciada no largo do Estádio da Várzea.

A organização já tem assegurada a participação de “atletas de renome” como o maratonista cabo-verdiano Ruben Sança (EUA), os fundistas Nelson Cruz e Samuel Freire (Portugal) e o luso-cabo-verdiano António Tiago têm presença assegurada na Corrida Internacional São Silvestre da Praia.

O secretário-geral do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC), Orlandinho Mascarenhas, promotor do evento, disse à Inforpress que a prova a ser disputada tanto para atletas olímpicos como paralímpicos, está a ganhar, cada vez mais, contornos internacionais, alegando que países como Gâmbia, Brasil, Portugal, Angola, São Tomé e Príncipe já confirmaram as suas participações na prova.

Segundo este dirigente, espera-se ainda pela confirmação, “praticamente garantida” de atletas provenientes da Tunísia, Marrocos e da Guiné-Bissau e também de outros países africanos.

Orlandinho Mascarenhas já havia informado que o coordenador de Atletismo do Comité Paralímpico de Angola, José Manuel, vem a Cabo Verde a 29 de Dezembro, para trabalhar com a congénere cabo-verdiana na organização da prova.