A fundista internacional cabo-verdiana Eva Pereira Sanches vai representar o país na 58ª edição de São Silvestre de Luanda (Angola), nos 10 mil metros, que se realiza no dia 31 deste mês.

A atleta de Santa Catarina de Santiago avançou à Inforpress que vai a Luanda com a missão consciente da responsabilidade de participar numa prova de tamanha envergadura, mas com o intuito de alcançar os lugares cimeiros da prova.

Considerada uma das provas de São Silvestre mais tradicionais em todo o mundo, a Corrida de Luanda é assegurada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e a edição de 2013 tem já a confirmação de 30 atletas com “record” pessoal nos 10 quilómetros abaixo dos 29 minutos, com o etíope Atsedu Tsegay, detentor do título, a figurar-se como o grande favorito.

No sector feminino, mais de cinco atletas já correram na sua carreira abaixo dos 33 minutos e a vencedora da edição de 2012, a queniana Priscah Jeptoo já é referenciada como a grande favorita.

Outro nome sonante desta edição é a vencedora deste ano da Meia-Maratona do Porto (Portugal), a queniana Mercy Kibarus.

A corrida de 10 quilómetros tem a partida no Largo da Mutamba, passando pelas avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho-chi Min, Alameda Manuel Van-Dunem, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão e Estádio dos Coqueiros.

O “record” da prova em termos do título é repartido pelo angolano António Esperança e o etíope Berhanu Giurna, com quatro vitórias cada, sendo que a Etiópia continua a ser o país com mais vitória (12) seguido de Angola com 10, Portugal com cinco, África do Sul com quatro, Moçambique, antiga URSS e Zimbabué com três cada.