A organização da corrida de São Silvestre da Praia assegura ter tudo a postos para a prova de 31 nos 10 quilómetros, competição para cadeiras de rodas e velocidade dos 150 metros, envolvendo a elite do atletismo cabo-verdiano.

O secretário-geral do Comité Paralímpico cabo-verdiano (COPAC), Orlandinho Mascarenhas, avançou à Inforpress que a prova dos 10 quilómetros, em homenagem ao mítico Scarafi, considerado o melhor atleta de Cabo Verde de todos os tempos, vai contar com a participação de nomes sonantes do atletismo cabo-verdiano olímpico e paralímpico.

O maratonista Ruben Sança (EUA), Zé Monteiro, atleta de origem cabo-verdiana, mas que compete por Portugal tendo sido inclusive recordista europeu em t-46 (amputado de mão), Sérgio Barbosa (Suíça), Samuel Freire (Portugal) são referenciados com os atletas cabo-verdianos de peso nesta prova que ainda conta com os serviços do antigo atleta olímpico cabo-verdiano, António Zeferino, chefe da missão cabo-verdiana nos Jogos Paralímpicos de Londres, e Tiago Monteiro, no “staf”.

A nível local, o COPAC tem confirmada a participação de atletas de topo como Ilídio Freire, Nélida Moreira (Santiago), Crisolita Rodrigues, Miguel Jesus e Arlindo “T-46” e Carlos Araújo (São Vicente), Élzio Lima (Santo Antão) Américo Monteiro, Cândido Costa, Irene Tavares e Kátia Teixeira (Sal), Keny Miranda e Jailson Reis (Fogo), Ruben Duarte (Brava) e Paulo Mota (São Nicolau).

De fora da competição ficam duas figuras do atletismo cabo-verdiano, os internacionais Adilson Spencer (Boa Vista) e José Cabral (Santiago), este último vencedor da última edição da Ultramaratona da Boa Vista, ambos por estarem com lesões, mas que estarão envolvidos na prova, na organização, pelo reconhecimento «de tudo que têm feito em prol da modalidade».

Em relação à comitiva estrangeira, Orlandinho Mascarenhas disse que já estão confirmadas as faltando ainda por confirmar a presença de atletas do Brasil e do Senegal.

A organização reúne-se ainda hoje com a Proteção Civil, Cruz Vermelha, Fisco Moderna, pessoal  de logística e segurança, mas a Inforpress apurou que  a prova vai ser assegurada por duas ambulâncias, uma dos Serviços da Proteção Civil, que estará estacionada na meta, e uma outra  da Fisco Moderna que acompanhará a prova durante o seu percurso.

Inicialmente projetada para ter início no Estádio Nacional em Monte Vaca, a corrida de São Silvestre da Praia vai ter partida no Complexo Desportivo Adega em Achada Grande e a meta em frente ao Estádio da Várzea.

Os prémios, de acordo com o COPAC, variam entre os 80, 50 e 30 mil escudos para os três primeiros classificados, para além de medalhas e troféus, isto se a inscrição na corrida ultrapassar as 80 participações.

Se se inscreverem menos de 80 atletas, os prémios passam a ser de 50 mil escudos para o primeiro classificado, e para os segundo e terceiro lugares o valor é igual, ou seja, 30 mil escudos.