A seleção cabo-verdiana de atletismo aos III Jogos da Lusofonia, que decorrem de 18 a 29 deste mês em Goa (Índia), arrecadou hoje mais três medalhas de prata e uma de bronze, nas disciplinas de velocidade, meio fundo e estafeta.

O arquipélago fez este sábado a sua primeira competição internacional na disciplina de estafeta 4X400 metros, tendo-se classificado em segundo lugar (medalha de prata) contando com o concurso dos atletas Izequiel, Maurício, Bruno e Samuel Freire.

A informação foi avançada hoje à Inforpress ao fim desta tarde pelo secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Atletismo indicando que em provas disputadas ao longo do dia, os atletas do arquipélago haviam conquistado uma medalha de prata nos 200 metros masculino (Danielson), uma de prata nos 200 metros femininos (Lidiane Lopes) e uma medalha de bronze nos 800 metros masculinos (Maurício).

Só por sua conta, o atletismo tem já arrecadado um total de 9 medalhas, sendo uma de ouro nos 5.000 metros pelo fundista Ruben Sança, atleta residente na diáspora (EUA) e que tinha representado as cores de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos de Londres2012.

Por seu turno, o chefe de missão Emanuel Charles D`Oliveira informou, também a partir de Goa, que embora a seleção de basquetebol masculina tenha perdido hoje o jogo no embate com a seleção moçambicana, os cabo-verdianos averbaram na mesma o passaporte para as meias-finais.

O responsável da caravana do arquipélago adiantou, por outro lado, que o moral dos atletas está “bem alta”, que o grupo está muito alegre, satisfeito com os resultados que vem colecionando, evidenciando também um "extraordinário espírito" de fair-play.

Este domingo será a vez dos selecionados do taekwondo orientados pelo mestre Joe de Pina entrarem em ação. O grupo encabeçado por Fredson Gomes, medalha de ouro nos Jogos Africanos de 2003 na Nigéria (radicado nos EUA), integra ainda mais um atleta radicado na diáspora (Suíça) e quatro atletas residentes no país, dos quais duas raparigas.