O fundista internacional cabo-verdiano, José Cabral qualificou-se para o campeonato do Mundo da Ultramaratona que se realiza em Novembro no Qatar, ao posicionar-se na terceira posição dos 100 quilómetros del Salvatore em Itália.

Cabral que participava pela primeira vez numa prova internacional desse género, fez o percurso em 7 horas, 50 minutos e 13 segundos, tendo a prova sido ganha pelo italiano Giorgio Calcaterra com o tempo de 07 horas, 5 minutos e seis segundos.

José Cabral integrou a equipa nacional de Cabo Verde composta por cinco elementos, entre os quais Augusto Joaquim terminou os 100 km no 33º lugar com o tempo de 8 horas, 42 minutos e 14 segundos e Nataniel de Jesus posicionou-se na 42ª posição com a marca de 8 horas, 50 minutos e 45 segundos.

O mais experiente deste quinteto, Adilson Spencer, quinto classificado na edição de 2013 e que almejava um lugar no pódio abandonou a prova, assim como o irmão Arickson Spencer.

A edição dos 100 Km da Ultramaratona del Passatore contou com a presença de mais de dois mil atletas de diferentes partes do mundo.

José Cabral mostra-se orgulhoso pela proeza alcançada pelos atletas cabo-verdianos nesta prova reconhecida a nível internacional como das mais exigentes do planeta, considera que o percurso em Itália foi muito difícil, marcado por rampas e alta temperatura.

Entretanto, promete trabalhar, desde que haja recursos no país, para marcar a sua presença no Mundial de Qatar.