Amigos do atleta paralímpico internacional cabo-verdiano Márcio Fernandes lançam uma campanha para recolha de fundos para aquisição de uma nova prótese metálica de corrida, orçada em três mil euros (cerca de 330 mil escudos cabo-verdianos).

O atleta, que desde meados de Maio se encontra impedido de competir, quando partiu a prótese numa competição em Inglaterra, avançou à Inforpress que “não se perspectiva nenhum apoio para o efeito”, pelo que um grupo de amigos decidiu levar a cabo esta campanha.

Fernandes faz questão de ressalvar que os amigos lhe explicaram que esta iniciativa surgiu com a ideia de envolver a solidariedade da sociedade civil para a compra da prótese, sem querer a interferência das instituições cabo-verdianas, não rejeitando no entanto qualquer ajuda que chegue.

Márcio Fernandes, recorde-se, foi alvo de um aparatoso incidente em plena competição no campeonato regional em Bedford, Inglaterra, onde testava as suas capacidades para o “Bedford Internacional Games”, realizado no último sábado.

O atleta adiantara à Inforpress que a prótese metálica que usa para as provas de velocidade “partiu-se em plena competição, o que resultou uma enorme queda, provocando alguns arranhões e mazelas”.

Vice-campeão do mundo no lançamento de dardo, Márcio Barbosa, na altura, tranquilizou os seus seguidores avisando “que um pé novo virá”, acrescentando mesmo que a “luta contínua”, pois assegurou que não iria parar de competir.

Este incidente ocorrera precisamente no dia de mais um aniversário deste internacional cabo-verdiano.