Dois dos quatro atletas que vão representar Cabo Verde na edição 2014 da prova de ultramaratona de 54 quilómetros de Lanzarote, a ser disputada a 19 de Julho, partem esta sexta-feira para as ilhas Canárias.

Segundo apurou a Inforpress, a equipa cabo-verdiana vai estar representada pelos maratonistas Adilson Spencer e Danilson Pereira que viajam esta sexta-feira para Ilhas Canárias, José Cabral e Augusto Gama, atletas que deixam o país no dia 15 para se juntarem aos dois primeiros.

O maratonista José Cabral, atleta que já tem passaporte para o Mundial de Qatar a ser disputado em Agosto, fruto da sua qualificação nos 110 Km de Passatori (Itália), disse que os quatro atletas levam cerca de 200 Km de estrada por semana e que partem para as Canárias com o objetivo de ganhar experiência e atingir os primeiros lugares.

Cabral avançou que a prova conta com o concurso de 600 atletas e que a seleção cabo-verdiana parte convicta da sua potencialidade, para mostrar as suas qualidades, mas sem "grandes pressões" para mais esta competição.

O maratonista cabo-verdiano disse, por outro lado, que a prova de Lanzarote está inserida dentro do seu plano de preparação para o Mundial, e que, juntamente com os atletas que integram o grupo de maratonistas têm estado a intensificar os seus treinos diariamente nas estradas de Santiago.

A participação de Cabo Verde nos 54 Km de Lanzarote é assegurada por empresas espanholas como Emicela, que colocou o gigante basquetebolista cabo-verdiano, Edy Walter na NBA após a sua participação do “Draft” para a melhor liga de basquetebol do mundo, Binter Canárias e MC2 Action, que assume as despesas com alojamento no centro de estágio, isenção de taxa de inscrição e apoio técnico durante os treinos de adaptação e da própria prova.