A região desportiva de Santiago Norte apresenta uma equipa de 17 atletas para a disputa do campeonato de Cabo Verde de Atletismo com olhos “numa melhor prestação”, no evento previsto para sábado e domingo na ilha no Sal.

O internacional cabo-verdiano, Elísio Freire, disse que os atletas de Santiago Norte partem na sua máxima força, com a moral bem alta, para tentar superar a terceira posição da classificação geral, alcançada em 2013.

Ainda assim, o capitão da equipa desta região desportiva reconhece que os atletas do Sal partem em vantagem para esta competição, alegando que treinam durante o ano na pista de tartan, enquanto os atletas das restantes regiões do país correm na estrada.

Freire critica o facto dos atletas de Santiago continuarem sem acesso à pista de tartan do Estádio Nacional em Monte Vaca, Achada de São Filipe, já que a maior infra-estrutura do país espera ainda pela sua inauguração, quando os atletas “deveriam estar a treinarem neste espaço”.

Com 17 atletas qualificados, Santiago Norte vai competir nas disciplinas dos 100, 200, 400, 800, 1500, cinco mil metros e estafetas 4x100 metros, deixando de fora as disciplinas como salto em comprimento e salto à altura.

Os internacionais Ilídio Freire e Eva Pereira Sanches afiguram-se como os atletas mais influentes de Santiago Norte que inclui ainda na sua lista atletas consideradas promessas do atletismo cabo-verdiano como a jovem, Jéssica Varela, 16 anos.

De acordo com a Federação cabo-verdiana de Atletismo, o VIII Campeonato Nacional de Atletismo de Pista, ao ar livre, a ser disputado no Estádio Municipal Marcelo Leitão, na ilha do Sal vai contar com cerca de 80 atletas em representação das regiões desportivas de Santo Antão (Norte e Sul), São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista, Santiago Norte e Santiago Sul