A Região Desportiva do Sal arrecadou este domingo, no final da VIII edição do campeonato cabo-verdiano de pista, que decorreu no Estádio Marcelo Leitão, nos Espargos, um total de 22 medalhas, 13 dos quais de ouro.

Na prova final de 200 metros, a atleta Lidiane Lopes, da ilha do Sal, foi a primeira a concluir a corrida num tempo de 25’71’’, seguida a atleta de Santiago Norte, Eveline Sanches, com tempo de 26’72’’. Em terceiro lugar classificou-se a atleta salense Paula Brito.

Segundo Lidiane Lopes, a prova correu bem visto que chegou sempre em primeiro, mas admitiu que a atleta de Santiago Norte possui potencialidades para correr e ganhar.

Ainda na final dos 800 metros, a medalha ficou para a ilha anfitriã, em que Nuno Lopes cortou a meta com 01’57’’, com o atleta de Santiago Sul, José Ferreira, em segundo com o tempo de 01’ 59’’, e Adalberto Silva, do Sal, em terceiro com o tempo de 02’01’’.

Já José Ferreira vencedor da prova dos 400 metros prometeu “trabalhar muito” para as próximas competições.

“Estou muito orgulhoso daquilo que venho a fazer fazer, na próxima oportunidade vou trabalhar mais para ganhar”, frisou.

Depois das 12 voltas de campo na categoria dos 5.000 metros, a atleta Eva Pereira, de Santiago Norte, cortou a meta com um tempo de 19,31’’,deixando a atleta Crisolita, de São Vicente, em segundo com tempo de 19,34’’ e a atleta Cátia, do Sal, em terceiro lugar com o tempo de 19,42’’.

Nos 5.000 metros masculino a vitória foi do atleta da Cândido Costa , da ilha do Sal, com o tempo de 15’34’’, Emanuel Silva, de São Vicente, com 15’39’’, e Paulo Mota, de São Nicolau, garantiu o seu terceiro lugar no tempo de 15 minutos e 48 segundos.

As atletas do Sal ganharam a prova de estafeta 4x100 num tempo de 50,58’’, as de Santiago o tempo foi 53,20’’ e as meninas de São Vicente num tempo de 55’34’’.

Na categoria masculina também a vitória foi do Sal com tempo de 42’84’’, ficando a Boa Vista em segundo com 43’81’’ e Santiago em terceiro com 44’25’’.

E por último, na prova de salto em altura, a ilha do Sal conquistou as três medalhas, que ficaram com os atletas, Djony Jordan, Flávio Cruz e Eder Pires.

No final, o vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), Pedro Silva, fez um “balanço positivo” da VIII edição do campeonato tanto a nível da disciplina dos atletas durante a prova e por ser uma prova com participação para vencer e não para ganhar experiência.

“Foi uma prova muito competitiva, com beleza positiva”, proferiu.

Pedro Silva disse ainda que espera que o próximo ano seja feita no Estádio Nacional em Santiago.

“Queremos competir no estádio e espero que até lá esteja inaugurada, mas faremos muitos nacionais no Sal visto que a ilha é a pioneira com sete edições”, concluiu.