A Fundação Cabo-verdiana de Ação Social e Escolar (Ficase) iniciou esta segunda-feira, no Mindelo, uma acção de formação destinada a 20 professores do Ensino Básico Integrado (EBI) da ilha, no âmbito do programa “Brincar ao atletismo”.

No total, a formação deve abranger 150 professores do EBI de todo o país e objetiva dotar esses profissionais de “conhecimentos mínimos” e necessários à coordenação, desenvolvimento e realização de várias atividades capazes de proporcionarem um atletismo “atraente, acessível e instrutivo” nas escolas.

A iniciativa, pioneira em Cabo Verde, segundo a Ficase, procura ainda criar as “condições necessárias” para que as crianças descubram de “forma inovadora” as diferentes modalidades básicas do atletismo, como velocidade, corridas de resistência, saltos e lançamentos, seja em estádios, polivalentes, recreio, ruas e praças.

Na manhã desta segunda-feira, os 20 professores das escolas do Monte Sossego e da “Gregório Monteiro”, participam num momento teórico, na escola do Monte Sossego, seguido de vertente prática no polivalente Município de Oeiras.

No período da tarde, alunos e professores participam numa atividade conjunta destinada à aplicação prática dos conteúdos transmitidos.

O programa “Brincar ao atletismo” integra a estratégia Escola promotora da Saúde e surgiu na sequência de uma parceria entre a Ficase, o Ministério da Educação e Desporto e a Federação Cabo-verdiana de Atletismo, com o apoio do projeto Saúde e Cantinas Escolares da Cooperação Luxemburguesa.