A sétima edição da Corrida da Liberdade arrancou às 10h20 locais, um atraso de quase uma hora em relação à hora prevista. Uma certa confusão sobre se já tinha sido decretado ou não luto nacional no país terá levado ao atraso.

O sinal de partida foi dado pela atleta medalhista portuguesa, Rosa Mota, que amadrinhou a 7ª edição da prova. As atletas femininas tiveram um avanço face aos participantes masculinos na prova de 15 km.

A medalhista Rosa Mota, o presidente da Câmara da Praia, Ulisses Correia e Silva, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, Bernardo Lucena, entre outras personalidades deram arranque ao segundo percurso da prova, de seis (6) km.

Segundo dados da Câmara Municipal a edição de 2015 contou com mais de cinco mil inscritos. A quantidade de pessoas que aderiram à corrida impressionou a madrinha da prova: “Festejar este dia a correr a correr é uma excelente ideia”, afirmou Rosa Mota já no final do percurso de seis quilómetros.
Vencedores

Adilson Spencer, com o tempo de 49 minutos e 6 segundos, regressa ao primeiro lugar da prova masculina da Corrida de Liberdade depois de na edição anterior ter perdido a liderança para Paulo Mota. Em segundo lugar, ficou o atleta senegalês Samba Faye e em terceiro, o cabo-verdiano Cândido Costa.
O atleta vencedor mostrou-se bastante satisfeito com a vitória. “Estava confiante porque tenho estado a treinar para a maratona”.

Já na prova feminina Crisolita Rodrigues volta a ficar em primeiro lugar, sagrando-se assim tetracampeã, seguindo-se Artemisa da Moura e Patrícia Fernandes.
A tetracampeã, que se prepara para participar numa prova em Espanha a 25 de Janeiro, chama a atenção para a modalidade e para a falta de apoios na área. “Atletismo (em Cabo Verde) começou a ser reconhecido a partir de 2012/2013”. A atleta que já conta com oito anos de experiência não tem de momento um patrocinador oficial e pede apoio do governo.

Crisolita Rodrigues conta que treina duas vezes ao dia, às 05h00 da manhã e às 17h00. Treinar atletas mais jovens é um sonho que espera tornar realidade assim para poder passar o testemunho.

Ariana Rodrigues venceu a prova feminina na categoria de veteranos. A atleta conseguiu concluir a prova a seguir a Crisolita Rodrigues.

Festejos de 13 de Janeiro prosseguem

A Corrida da Liberdade enquadra-se nas atividades de comemoração do Dia da Liberdade e da Democracia. A partir das 16h00 as atividades prosseguem no Estádio da Várzea com show de paraquedistas portugueses e show de música com nomes como Lejemea, Ferro Gaita e Jorge Neto.

O edil da Praia salientou que apesar do “país estar consternado”, com o naufrágio do Navio Vicente, a cidade vai ter isso em conta, mas o dia 13 de Janeiro vai ser celebrado.