Cabo Verde passa de três para 27 treinadores certificados pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), depois de um curso intensivo de 10 dias ministrado a 24 formandos provenientes de todas as regiões desportivas do País.

A formação para treinadores Nível I da IAAF, que na sigla francesa se denomina Sistema de Formação e Certificação de Treinadores Nível I da IAAF, hoje encerrada na Cidade da Praia, foi promovida pela Federação Cabo-verdiana de Atletismo e financiada pela Solidariedade Olímpica no valor de 12.000 dólares, geridos pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano.

Em declarações à imprensa, um dos dois formadores credenciados pela IAAF e técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo, Daniel Leandro, explicou que o curso é um sistema de formação aplicado em quase todos os países, com maior expressividade em África, e que chega pela primeira vez a Cabo Verde devido a inexistência, até bem pouco tempo, de infra-estruturas especializadas de atletismo no passado.

“O balanço desses 10 dias de formação só pode ser positivo, porque Cabo Verde passou de três treinadores certificados pela IAAF para 27, mas também deparamos com um grupo de muita qualidade, não só os professores de educação física como pessoas ligadas ao desporto e ao atletismo em particular já com alguma experiência e esse ponto de partida foi determinante para o sucesso da acção de formação”, frisou.

Em nome dos formandos, Américo Monteiro, que veio da ilha do Sal e que já tem 17 anos de experiência na área do atletismo, indicou que a referida formação teve as componentes teórica e pratica e culminou na realização de provas ministradas pelos prelectores credenciados pela IAAF e técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo, Rui Norte e Daniel Leandro.

“Todos os dias acabamos por aprender outras coisas, por isso, hoje sinto que estou mais capacitado para avançar para outra fase da minha carreira no desporto, mas sempre incentivando outros a enveredar por este caminho e a chegarem mais longe do que eu”, disse Américo Monteiro.

A cerimónia de encerramento e de entrega dos certificados aos formandos do curso que decorreu no Estádio Nacional, de 29 de Julho a 07 de Agosto, foi uma oportunidade para a Federação Cabo-verdiana de Atletismo, na pessoa do seu presidente, Fernando Pinto, efectuar a entrega de Kits Athlétics às ilhas de São Nicolau, Boa Vista, Sal, Santiago Norte, Maio e Brava.