A selecção de Cabo Verde estará representada na 28ª edição do Campeonato do Mundo da Ultramaratona, que se realiza a 12 do corrente na cidade holandesa de Winchoten, pelos atletas José Daniel Cabral, Nataniel Moreira e Orlando Tavares “Águia”.

Os atletas internacionais cabo-verdianos vão disputar a prova da ultramaratona na distância dos 100 quilómetros e estão a preparar-se para esta missão internacional nas estradas de Santiago há já algum tempo, sob a coordenação do capitão José Cabral, oficial da Polícia Nacional.

À Inforpress, os três atletas afirmam estar em condições de representar o país ao mais alto nível nesta prova mundial, ainda que reivindicam melhores condições de trabalho para uma selecção que ocupe o 14º lugar do “ranking” mundial e para que pudessem estar à altura da concorrência.

De acordo com a secretário-técnico da Federação cabo-verdiana de Atletismo, Alfa Djaló, trata-se da terceira participação de Cabo Verde no Mundial de Ultramaratona, depois de marcar presença nos Campeonatos do Mundo de QATAR (Novembro, 2014) e FRANÇA (Mundial de Trail em Annecy, Maio/2015).

Nessa altura, o país fez-se representar por oito atletas e uma equipa de técnicos, antecipado de um mês de estágio, formação e competições em Itália).

A ultramaratona é referenciada como uma prova desportiva muito exigente, desgastante, desafiante, que pode ir a mais de 12 horas de corridas, em diferentes altitudes e terrenos, com distâncias de 80Km, 100Km, 120Km.

Para os responsáveis da FCA, a imagem e a promoção de Cabo Verde, para além das conquistas desportivas, são os principais resultados alcançados, “o que tem também contribuído humildemente para a atracção turística e o bom nome do país”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.