O atleta paralímpico internacional cabo-verdiano, Gracelino Barbosa, terminou este domingo a sua participação no IV Campeonato do Mundo para atletas com insuficiências inteletuais realizado no Equador, com a conquista da medalha de ouro nos 400 metros barreiras.

Trata-se da segunda medalha de ouro averbado pelo atleta crioulo, depois de ter vencido a prova dos 110 metros barreiras na quarta-feira, 16, com o tempo de 14 segundos e três centésimos.

O presidente do Comité Paralímpico Cabo-verdiano, Rodrigo Bejarano avançou à Inforpress que Gracelino foi apontado pela organização deste IV Campeonato do Mundo, também conhecido por Jogos Globais - INAS, como o atleta que melhor performance atingiu neste mundial, ao totalizar 1010 pontos.

Prova oficializada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), os “IV Jogos Globais INAS ” foram realizados de 20 a 27 do corrente nas modalidades do atletismo, basquetebol, ciclismo (estrada e pista), futsal, remo, natação, taekwondo, ténis e ténis de mesa.

Atleta paralímpico na classificação T-20 (deficiência intelectual), Gracelino Barbosa foi o único atleta cabo-verdiano presente nesta competição.