A Cidade da Praia é palco hoje da Corrida de São Silvestre Praia’2015, prova de carácter inclusiva - paralímpica e olímpica – e que conta com o concurso dos melhores atletas cabo-verdianos, radicados no país e na diáspora.

A prova inicia-se na manhã de hoje, com a realização de uma corrida para iniciados dos 5 aos 10 anos, para à tarde dar lugar as provas nas juniores, séniores e veteranos.

A nível paralímpico haverá concursos para amputados, surdos, invisuais veteranos, cadeiras de rodas, nas modalidades de velocidade e resistência, masculinos e femininos. De acordo com o secretário-geral do Comité Paralímpico de Cabo Verde, Orlandinho Mascarenhas, todos os atletas provenientes do estrangeiros e das ilhas já se encontram instalados há alguns dias na capital cabo-verdiana, onde efetuaram os treinos de adaptação ao piso e ao itinerário.

Os fundistas Adilson Spencer, aniversariante hoje e que regressa do Estágio de Quénia, Samuel Freire, atleta do Sporting Clube de Portugal e vencedor da aprova de 2014 e que reside em Portugal, assim como Nelson Cruz (Medalha de Prata na Meia Maratona de Macau) são referenciados como cabeças de série.

A organização assegurou ainda a presença de atletas da diáspora como André Furtado, Carla Mendes e Sandra Teixeira (todos de Portugal), Adalberto Furtado e Bruno Varela da França, Osvaldo Brito, Gerard e Elly, provenientes da Holanda.

Dos residentes confirmaram as suas presenças atletas de referências como Elídio Freire (São Lourenço dos Órgãos), Danilson Pereira, (Santa Catarina de Santiago), João Fonseca (Brava), Paulo Mota (São Nicolau), Américo Monteiro (Sal), Jadirson Ribeiro (Fogo), Emanuel Tavares (São Vicente) de entre vários outros.

A nível feminino, está garantido o concurso de Crisolita Rodrigues, Medalha de Prata Macau’2015, vencedora da edição de 2014, Wânia Fernandes (São Miguel), entre outras figuras.

Na categoria paralímpica, a competição, igualmente, promete, pois que nomes sonantes como os internacionais Carlos Araújo (T-46, Medalha de Bronze na Taça Lwini em Luanda, Angola) Jailson Moreira (T-47), ambos amputados de um membro superior, assim como Janira Dias e Flávio Gomes estão empenhados na luta pelo cetro.

De acordo com o promotor desta iniciativa, Orlandinho Mascarenhas, do Comité Paralímpico de Cabo Verde, COPAC (organizador do evento), São Silvestre Praia’2015 é organizada em parceria com a Associação de Santiago Sul de Atletismo que irá encarregar-se da parte técnica e espera-se uma participação recorde dos atletas.