Cabo Verde

05-05-2016 17:13

Lidiane Lopes e Sandra Ribeiro nos Jogos Pan-Americanos

Cabo Verde vai participar com Lidiane Lopes nas modalidades dos 100 metros e Sandra Ribeira, cabo-verdiana radicada em França, na prova do triplo salto.
Lidiane Lopes, atleta cabo-verdiana
Foto: AFP

Lidiane Lopes, atleta cabo-verdiana

Por SAPO Desporto c/Inforpress sapodesporto@sapo.pt

As atletas internacionais cabo-verdianas Lidiane Lopes e Sandra Ribeiro deslocam-se terça-feira ao Brasil para participarem nos Jogos Pan-Americanos que se realizam no Rio de Janeiro.

O selecionador cabo-verdiano de atletismo, Júlio Nagana, avançou à Inforpress que Cabo Verde vai participar com Lidiane Lopes nas modalidades dos 100 metros e Sandra Ribeira, cabo-verdiana radicada em França, na prova do triplo salto.

Nagana disse que, “atendendo as marcas”, as duas atletas partem para este desafio com a missão de melhorar as suas performances, enquanto possíveis candidatas de “wild-card” femininos, pois que como Cabo Verde já tem um atleta masculino com mínimos, só resta ao país convite da Solidariedade Olímpica parta atletas femininos.

Júlio Nagana deixa claro que das duas atletas, a que tiver melhor performance terá grandes possibilidades de representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos Rio’2016.

Cabo Verde conta, neste momento, com seis atletas nos Jogos do Rio: Maria Andrade, no taekwondo, Davilson Morais, no boxe, Jordi Andrade nos 400 metros barreiras e Elyane Boal na ginástica rítmica (wild-card) classificaram-se para Jogos Olímpicos.

Márcio Fernandes, em lançamento de dardo e Gracelino Barbosa nos 400 metros barreiras T-20 qualificaram-se por mérito próprio para os Jogos Paralímpicos.

Confirmada ainda estará mais um atleta do atletismo feminino, que será selecionada com a melhor prestação durante a fase de qualificação.

O país poderá, entretanto, vir a ter mais atletas nos Jogos do Rio, dependendo dos “wild card” atribuídos pelo Comité Olímpico Internacional nos próximos tempos.

Cabo Verde tem, assim, a maior comitiva de atletas de sempre para os Jogos Olímpicos confirmada, além de, pela primeira vez, ter a confirmação de três atletas qualificados.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro realizam-se em Agosto próximo e vão contar com 10.500 atletas de 205 países diferentes e será a primeira da América do Sul.

Conteúdo publicado por Sportinforma