O presidente da Associação Regional de Atletismo de Santo Antão, Arlindo Melo, defendeu hoje a “necessidade urgente” de esta ilha dispor de uma pista de atletismo, para que os atletas santantonenses possam “competir em condições dignas”.

Arlindo Melo, ao fazer o balanço do campeonato regional de atletismo de Santo Antão, que terminou este sábado, na cidade do Porto Novo, considerou “urgente que quem de direito” melhore as condições para a prática desta modalidade desportiva, nesta ilha.

“Não há condições, de facto, para a prática do atletismo em Santo Antão. É urgente que esta ilha tenha uma pista de atletismo para que os nossos atletas possam competir em pé de igualdade com os atletas das outras ilhas”, notou o líder associativo, para quem “foi muito difícil” realizar o campeonato deste ano, que teve como palco o Estádio Municipal do Porto Novo.

Mesmo sem as condições ideias para a prática deste desporto, Arlindo Melo é de opinião, todavia, que Santo Antão tem apresentado “atletas com qualidade”.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal do Porto Novo, Miguel Autinho, reconheceu que “realmente as condições para a prática do atletismo” em Santo Antão “não são as melhores”, considerando como “prioridade” a criação de uma pista de atletismo, nesta ilha.

Para Miguel Autinho, faltam, nesta região, “as condições mais elementares” para a prática desta modalidade, lembrando que a segunda fase do Estádio Municipal do Porto Novo contempla a criação de uma pista de atletismo.

Segundo o autarca, se trata de “um desafio” para a próxima equipa camarária (que sairá das eleições autárquicas de Setembro), que terá a responsabilidade de mobilizar os recursos necessários à criação dessa infra-estrutura desportiva, “para que os atletas de Santo Antão possam competir com dignidade”.

Por seu lado, o vereador do Desporto da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Francisco Dias, afirmou que Santo Antão tem atletas “com condições para acederem a patamares nacionais e internacionais”, defendendo, igualmente, que esta ilha tenha as condições mínimas para prática do atletismo.

O delegado da Direcção-geral dos Desportos (DGD), em Santo Antão, Anildo Santos, admitiu que, efectivamente, a “carência de espaços” é um problema do desporto nesta ilha, que, além da pista do atletismo, precisa também de um pavilhão desportivo coberto.

Durante duas semanas, o Estádio Municipal do Porto Novo recebeu o campeonato regional de atletismo de Santo Antão, que contou com a participação de 23 atletas nas diversas disciplinas.

William Coutinho (Porto Novo) venceu a prova dos 100 metros masculinos, enquanto Vanessa Correia (Ribeira Grande) ganhou no feminino.

Nos 200 metros masculinos, Admirton da Luz (Porto Novo) foi o vencedor e, em feminino, Vanessa Correia ganhou a prova.

João Fortes (Porto Novo) ganhou nas disciplinas dos 400 e 800 metros masculinos, enquanto Domingos Rodrigues venceu a corrida dos 1.500 metros.

Nos 3.000 metros femininos, Ivanilda Fortes (Ribeira Grande) venceu e nos 5.000 metros masculinos o vencedor foi o Eliseu Fortes (Ribeira Grande).

Admirton da Luz venceu também no salto em cumprimento.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.