Cabo Verde

14-06-2017 16:50

Ilha de São Nicolau acolhe atividades centrais do Dia Olímpico

A iniciativa do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) está marcada para 24 de junho.
atletismo geral
Foto: DR

A iniciativa do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) está marcada para 24 de junho.

Por SAPO Desporto c/ Inforpress sapodesporto@sapo.pt

A ilha de São Nicolau acolhe, no próximo dia 24, as atividades centrais do Dia Olímpico, iniciativa do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) em celebração do renascimento do olimpismo na Era Moderna.

De acordo com o programa do COC, cujas atividades decorrem desde 16 de junho a 1 de julho, o evento central na “Ilha de Chiquinho” terá início às 08h do dia 24, no Estádio Municipal 13 de Janeiro, na Ribeira Brava, com uma edição do M-Olympics.

Segundo o COC, várias atividades terão lugar em todas as ilhas habitadas daquele país, com o intuito de levar o olimpismo a todos os cantos de Cabo Verde, estando a abertura oficial do evento agendada para as ilhas Brava e do Sal, no dia 16 de junho, com a realização de provas de atletismo, defesa pessoal e basquetebol feminino.

Também consta da agenda do Comité Olímpico Cabo-verdiano a realização de diferentes modalidades desportivas, como torneios de basquetebol, andebol, futsal e ténis, bem como provas de ciclismo, atletismo, marcha olímpica entre outras modalidades, extensivas a palestra sobre a ética no desporto e olimpismo em diversos pontos do país.

A jornada olímpica é celebrada em todo o mundo pelos 206 países membros do Comité Olímpico Internacional, em comemoração do Dia Olímpico, 23 de Junho, data que é comemorada desde 1894.

O dia 23 de junho de 1894 ficou marcado historicamente como o dia em que Pierre de Coubertin, considerado o pai do olimpismo, reuniu em Paris (França), em conferência, representantes de vários países para lançar as novas bases do olimpismo e anunciar o regresso dos Jogos Olímpicos.

Conteúdo publicado por Sportinforma