Realizou-se no passado domingo, em Moçambique, a 6ª Edição da Corrida Solidária Helpo e foi num clima de grande alegria que 617 crianças fizeram a festa nesta prova que teve como objetivo despertar milhares de sorrisos.

Neste evento, para além de se incentivar à prática do desporto que garante o bem-estar e hábitos saudáveis a estes atletas com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, a Associação Helpo Moçambique decidiu aliar-lhe um novo conceito, que visa a recolha e doação de bens, mais concretamente sapatilhas.

A Corrida Solidária Helpo é um evento desportivo que tem lugar nas diferentes cidades onde a Associação Helpo implementa os seus projetos e, nesta 6ª edição, estendeu-se à capital moçambicana. Para além de Maputo, a cidade das acácias, realizou-se também em Nampula, Pemba e Ilha de Moçambique.

Em Maputo, a corrida decorreu no Parque dos Continuadores, 'Catedral Moçambicana' do atletismo, onde meninos e meninas fizeram provas de 60m, 80m e 600m, na pista de tartan.

Antes das provas houve várias provas de atletismo e basquetebol, seguidas de demonstração de taekwondo e râguebi.

Este evento, onde todas as crianças foram premiadas e tiveram direito a um lanche, contou com a presença da Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, do selecionador nacional adjunto de futebol Luís Gonçalves, bem como do Conselheiro da Cooperação Portuguesa Miguel Girão de Sousa.

Para além destes, a prova contou ainda com a presença da atleta olímpica Patrícia Mamona, que fez a entrega dos bens colhidos no âmbito da corrida e descreveu a sua experiência nesta 6ª edição da Corrida Solidária Internacional Helpo: "Em Moçambique, ao ver estas crianças, voltei a ter um sentimento dos tempos de menina, onde competia e sonhava em ser alguém no atletismo".