Jéssica Augusto, sétima na maratona de Londres2012, regressou hoje a uma distância mais curta a nível de meio-fundo de pista, correndo os 3.000 metros no Europeu de atletismo por equipas, obtendo o quinto lugar para Portugal.

Em Dublin, Jéssica foi uma das relativas deceções na equipa lusa, tal como Hélio Gomes, nos 1.500 metros, já que se esperava deles um pouco mais em termos de contribuição para a classificação coletiva.

«Foi uma corrida difícil, não só por ter sentido falta de ritmo competitivo, por ser maratonista, mas também pelo vento e pela prova das adversárias, que passaram por mim bastante fortes. Tive bastante dificuldade na mudança de ritmo», disse a atleta portuguesa, após a prova.

Em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Atletismo, Jessica refere que ao ser quinta «contribuiu com alguns pontos para Portugal» e que «esse era o objetivo».

«Pensei que a atleta belga (Abdi Bashir) ia impôr logo um ritmo forte, mas foi o contrário, acabou por esperar que uma de nós impusesse um ritmo forte. Passei para a liderança da corrida, mas tive muita dificuldade na reta da meta e acabei por pagar a fatura do ritmo que impus», explicou Jessica, que quinta-feira vai correr em Ostrava para conseguir os mínimos A para os Campeonatos do Mundo nos 10.000 metros.

Ainda sem mínimos para os Mundiais está Hélio Gomes, mas este não era o momento para fazer marca, mas sim para somar o maior número de pontos possível - foi terceiro nos 1.500 metros.

«À partida o meu objetivo era um lugar entre os três primeiros classificados, consegui ser terceiro, acho que é uma prestação positiva», disse o atleta, quarto posicionado no Europeu do ano passado. «Este tipo de competições é sempre disputado em ritmos lentos e médios-lentos, procurei a melhor tática possível, de acordo com as minhas caraterísticas, deu para o terceiro lugar», acrescentou.

Hélio Gomes, um dos atletas mais altos do grupo, não gostou das condições de vento no estádio: «Além de ter de enfrentar os outros 11 adversários, também enfrentámos o vento. Havia muito vento contrário na reta da meta, foi uma contrariedade para enfrentarmos».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.