Cerca de mil participantes são esperados na terceira edição da corrida de São Silvestre de Viana do Castelo que vai decorrer, no sábado, nas principais artérias do centro histórico da cidade.

"O interesse maior deste evento advém do facto de acontecer no centro histórico. A corrida vai desenvolver-se ao longo de várias ruas do centro histórico de Viana do Castelo, pelo que também vai servir para garantir a animação da cidade e de Natal", afirmou o vereador do desporto na Câmara local, Vítor Lemos.

Em conferência de imprensa realizada hoje naquela autarquia, Vítor Lemos adiantou que, no ano passado, a prova contou com a participação de cerca de 600 atletas, estimando que a edição 2015 possa vir a atingir um milhar de inscrições de participantes de várias idades, várias nacionalidades, e de vários pontos do país".

O evento é promovido pela autarquia, em parceira com uma empresa de eventos desportivos e com a colaboração técnica do clube Cyclones Sports.

A Corrida Entreportas São Silvestre - Viana do Castelo tem uma extensão de dez quilómetros e, incluirá ainda uma caminhada, com cerca de cinco quilómetros, com início e fim na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em pleno centro da cidade.

A prova integra ainda uma componente solidária já que parte das receitas angariadas com as inscrições na corrida, reverterão a favor da Mobilitas. A associação local, sem fins lucrativos, irá ainda promover, no dia da prova, uma campanha de angariação fundos para aquisição de dois equipamentos que "permitem a pessoas com mobilidade reduzida participar em trilhos e corridas".

Pela primeira vez, irá realizar-se uma corria São Silvestre ‘Kid's', também com uma componente solidária.

A inscrição na prova, que terá aproximadamente um quilómetro, consiste na doação de um brinquedo, a depositar no "Prendão Solidário", uma campanha promovida pela autarquia de recolha de brinquedos, novos ou usados, para oferecer, este Natal, às crianças carenciadas do concelho.

Trata-se um contentor, em forma de presente gigante, que está disponível, em pleno centro da cidade, para receber brinquedos que a população queira oferecer e que Câmara irá distribuir, entre os dias 21 e 23, por 445 crianças carenciadas sinalizadas em todo concelho.

"O sorriso da participação vale um brinquedo", afirmou o vereador Vítor Lemos.

No encontro hoje com os jornalistas, o vereador do desporto anunciou ainda a realização, entre os dias 26 e 29, da quinta edição do Viana Volley Cup, um evento desportivo que deverá juntar cerca de 1.100 atletas na cidade.

O torneio, organizado pelo Voleibol Clube de Viana, a celebrar o vigésimo aniversário, e com o apoio da Federação Portuguesa de Voleibol, terá a presença de 79 equipas, de 25 clubes.

"É um evento desportivo que se tem vindo a afirmar. Começámos com cerca de 200 atletas e, em cinco anos, já ultrapassamos os mil jovens. Este ano tivemos até de fechar as inscrições quando atingimos os 1.100 participantes porque ainda não reunimos condições para albergar mais do que este número de atletas", disse Vítor Lemos.