Afrobasket’2017

17-03-2017 13:01

Ivan Almeida, Jeff Xavier e Edy Tavares desfalcam Cabo Verde no Mali

Cabo Verde não conseguiu a dispensa dos atletas, uma vez que o pedido de dispensa foi tardio, dado ao impasse que se verificava quanto a participação da seleção nesta prova.
Edy Walter Tavares
Foto: AFP@ISSOUF SANOGO

Edy Walter Tavares com a seleção de basquetebol de Cabo Verde

Por SAPO Desporto c/ Inforpress sapodesporto@sapo.pt

O internacional cabo-verdiano Ivan Almeida, MVP de Afrobasket 2013 e 2015, é a baixa da seleção de Cabo Verde para os torneios de apuramento para Afrobasket’2017 no Mali e em Senegal, que arrancam esta sexta-feira em Bamako (Mali).

Segundo apurou a Inforpress junto de fonte institucional, Cabo Verde não conseguiu a dispensa deste atleta, atualmente a militar no profissionalismo francês ao serviço do Cholet Basket-França, equipa que se encontra em pleno campeonato, e cuja equipa técnica não abre mãos de um dos seus jogadores mais influentes.

Uma vez que o pedido de dispensa foi tardio, dado ao impasse que se verificava quanto a participação da seleção nesta prova, Ivan fica assim impossibilitado de dar a sua contribuição no torneio que arranca esta sexta-feira em Bamako e junta-se a Jeff Xavier (FC Porto-Portugal) e Edy “Walter” Tavares (Raptor 905, D League NBA, EUA) como grandes baixas de Cabo Verde para esta prova de apuramento para a fase final do Afrobasket’2017.

Certo é que a seleção já se encontra em solo maliano com os jogadores dispensados provenientes de Cabo Verde, Espanha, Portugal e Estados Unidos da América e que se encontrem sob as ordens do selecionador Emanuel “Mané” Trovoada, com treinos de manhã e à tarde, para o duplo compromisso.

É que a primeira parte desta eliminatória realiza-se de 17 a 19 do corrente em Bamako, para a capital senegalesa (Dakar) acolher a jornada decisiva de 24 a 26 do corrente com Cabo Verde, Mali, Guiné Conacri e Senegal na luta para os dois lugares que dão acesso ao Afrobasket, que se realiza de 16 a 30 de Agosto em Congo Brazzaville.

Lista atletas convocados e que já se encontram em mali:

Fidel Mendonça (Bairro-Cabo Verde), Joel Almeida (Coviran Granada-Espanha), Edvaldo Ferreira (Community College of Rhode Island-EUA), Michel Mendes (Sampaense-Portugal)
Dimitry Coronel (Southeastern University-EUA), Ailton Marques (Bairro-Cabo Verde), Shane Darosa (Imortal Basket Clube-Portugal), Keven Gomes (Dragon Force/FC Porto-Portugal), Patrick "Apiti" Abreu (Seven Stars-Cabo Verde), Denzel Brito (Loyola University, MD-EUA), Evandro "Vany" Delgado (AC Alfenense-Portugal) e Kevin Coronel (Eléctrico-Portugal)

Conteúdo publicado por Sportinforma