Basquetebol / Angola

27-04-2017 23:57

Angola recusa organizar Afrobasket2017

Angola não vai albergar o Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino (Afrobasket2017), informou hoje o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol.
Basquetebol Angola
Foto: DR

Basquetebol Angola

Por SAPO Desporto c/Angop sapodesporto@sapo.pt

Angola não vai albergar o Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino (Afrobasket2017), informou hoje o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nelson Sardinha.

Falando à Angop, disse que a Fiba África propôs a Angola a realização da prova continental, durante o congresso que decorreu este mês em Bamako (Mali), mas que a mesma foi rejeitada pelo Ministério da Juventude e Desportos, alegando que as atenções, em Agosto, estarão viradas para o período eleitoral.

Quanto à notícia da Fiba África, que dava conta de Angola como sede da prova, Nelson Sardinha explicou que o órgão que rege o basquetebol no continente precipitou-se na divulgação da informação, uma vez que ainda não tinha a confirmação do governo angolano.

“Recebemos a proposta com o prazo de 10 dias para responder, uma vez que teríamos que apresentar a mesma ao Estado, mas tendo em conta a necessidade de preencher o vazio na página, e com algum optimismo, colocaram a informação no site como se estivesse confirmado”.

“Trouxemos a proposta, apresentamos ao Ministério da Juventude e Desportos e foi rejeitada. De seguida, notificámos a FIBA apresentando a posição do estado”, explicou.

Angola esteve representada no congresso pelo presidente da FAB, Hélder Cruz, e o assessor para Relações Internacionais, Tony Sofrimento.

O Afrobasket2017 está agendado para 19 a 30 de Agosto. Nessa altura deverão realizar-se no país as eleições gerais, propriamente no dia 23 de Agosto.

O Afrobasket 2017, seria disputado na República do Congo, mas este país vizinho alegou questões logísticas como a razão para a sua incapacidade de sediar a competição.

Conteúdo publicado por Sportinforma