As equipas do Recreativo do Libolo, campeã angolano, e do 1º de Agosto, vencedor da Taça de Angola, defrontam-se hoje no pavilhão do Sporting no Kuito (Bié), na abertura da época basquetebolística 2012/13.

Trata-se do primeiro troféu a nível nacional e opõe anualmente os vencedores das duas maiores competições. Embora as duas formações tenham já disputado algumas provas, como torneio Victorino Cunha e fase preliminar da Taça de África dos Clubes Campeões, a Supertaça, denominada Wlademiro Romero, abre oficialmente a temporada do basquetebol angolano.

Depois de uma má prestação, tanto na Taça Victorino Cunha (3º), como na prova africana (não se qualificou para fase final), a formação do Kwanza Sul procura “acertar a passada” e conquistar o primeiro troféu da época.

As contratações do poste maliano Mohamed Tangara e do extremo angolano António Monteiro parecem não ter ainda os efeitos desejados.No entanto, Raúl Duarte e pupilos estiveram durante 10 dias em Portugal a preparar a abertura da temporada.

Por sua vez, o 1º de Agosto conquistou a Taça Victorino Cunha e terminou o Campeonato Provincial de Luanda na terceira posição, além de se qualificar para fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

O reforço Edmir Lucas ainda não está a corresponder as expectativas, uma vez que tem sido pouco utilizado, mas Agostinho Coelho e Cedric Ison vão-se notabilizando.

Com uma nova equipa técnica, liderada por Paulo Macedo, os “militares” vão tentar vencer o Libolo pela terceira vez este ano, depois das vitórias no zonal de Maputo (Moçambique) por 76-65 e no torneio de homenagem ao antigo selecionador nacional por 91-66.