Alberto de Carvalho "Ginguba" quer ver o Interclube a lutar pela conquista do Campeonato Angolano de Basquetebol.

Em entrevista exclusiva ao SAPO Desporto, o treinador do Interclube de Luanda abordou as questões ligadas ao basquetebol do clube e não só, desde as contratações à conquista do provincial e às perspetivas da formação "dos polícias" no presente BAI-Baskuet, sobre a organização desta competição e em relação aos representantes de Angola nas competições africanas, não esquecendo as eleições na federação angolana de basquetebol.

Quanto aos objetivos, Ginguba confidenciou-nos que a direção do clube pediu, no mínimo, estar entre as quatro primeiras e praticando um bom basquetebol, mas o plantel em si decidiu lutar pelo título. «Nós fomos contratados para terminarmos o BAI-Basket entre as quatro melhores e jogar muito bem frente as principais equipas, mas queremos mais do que isso. Queremos lutar pelo título nacional».

Em relação às contratações, o técnico passou a ideia de que não está satisfeito com as aquisições feitas neste defeso, mas adverte que tem belíssimos atletas no seu plantel: «Os técnicos nunca têm todos os melhores jogadores mas devem fazer dos presentes na equipa, melhores jogadores», afirmou Ginguba ao SAPO Desporto.

O Interclube contratou neste defeso, Francisco Horácio e Vasco, dois norte-americanos, além do próprio técnico Alberto de Carvalho, que não deixou de agradecer o apoio de que tem sido alvo por parte da direção.

Sobre o campeonato em geral, Ginguba não gostou do facto de o BAI-Basket estar apenas na sua segunda jornada e já ter jogos deixados de se realizar por falta de pavilhões em Luanda. «Isto é simplesmente desagradável e não dignifica em nada o basquetebol angolano. Há clubes com dificuldades para treinar e mais grave ainda, para competir».

Recorde-se que o pavilhão principal da cidadela desportiva, bem como o seu pavilhão anexo, estão inutilizáveis devidas as obras de restauro que estão a ser feitas e que, por este motivo, o jogo entre o CDUAN e o Recreativo do Libolo, referente a segunda jornada do nacional da bola ao cesto, não se disputou.

Quanto as formações do Recreativo do Libolo, 1º D`agosto e o Petro de Luanda, que vão representar Angola nas competições africanas, Ginguba, que vestiu a "pele" de analista, disse esperar que uma das três conquiste a Liga dos Campeões Africanos em Basquetebol, e que duas cheguem à final. «Como angolano e apreciador da modalidade espero que uma delas vença a liga e que a final seja angolana com duas das três, na final», desejou o treinador do Interclube de Luanda. Mas Ginguba adverte que não vai ser fácil devido a presença das formações proveniente do Egito e da Tunísia.

Finalmente confrontado com a questão sobre as eleições na Federação Angolana de Basquetebol, o técnico que comanda os "polícias", espera que tal exercício corra sem sobressaltos e que o vencedor desempenha da melhor maneira as suas atividades, podendo contar também com a colaboração dos técnicos nacionais.

 «O meu desejo é que este ato nobre de eleger os corpos federativos no basquetebol decorra da melhor maneira e que o dirigente eleito possa conduzir bem os destinos do basquetebol nacional, interna e externamente, e que conte com o nosso apoio», disse o ex-selecionador dos deca-campeões africanos.