O campeonato africano de basquetebol em cadeira de rodas, a disputar-se em Luanda, de 26 de outubro a 2 d novembro, está orçado em 60 milhões de kwanzas, (453 897 euros ou 613 442 dólares americanos) afirmou hoje o presidente do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Leonel da Rocha Pinto.

Ao falar em conferência de imprensa, para apresentação do evento, realçou que o CPA conta para o efeito com o beneplácito do Ministério da Juventude e Desportos.

O também presidente do Comité Paralímpico Africano explicou que a prova devia realizar-se no Egito, mas devido à instabilidade política naquele, país Angola acedeu a solicitação para acolher.

O coordenador da comissão organizadora referiu que pelo pouco tempo que se tem para sediar o campeonato, qualificativo ao mundial de 2014, o objetivo é realizar algo modesto, mas bem feito tal como as anteriores provas assumidas por Angola.

«Aceitamos o desafio também porque Angola lidera o Comité Paralímpico Africano, mas a nossa ideia é realizar um campeonato bem organizado para que se sinta que houve envolvência do país, independentemente do cargo que ocupa no continente», frisou.

O IV campeonato africano de basquetebol em cadeira de rodas será disputado pelas seleções de Angola (anfitriã), África do Sul, Egipto, Argélia, Marrocos e Nigéria.

Em sistema de todos contra todos e uma final a quatro em sistema cruzado, o evento decorrerá no pavilhão da Cidadela e possivelmente no Dream Space, em Viana.

Angola participou pela primeira vez numa prova do género em 2009, classificando-se na quarta posição. A África do Sul é a campeã em título.