O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, afirmou hoje, em Luanda, que as conquistas do basquetebol no Afrobasket2013 em masculinos, femininos e sub-16, deste ano, são fruto de trabalho abnegado.

«Angola é um país do desporto», sublinhou o Presidente da República, referindo que «as vitórias alcançadas no basquetebol e no andebol, na mais alta roda do continente africano, não foram conseguidas por mero acaso, mas fruto de um trabalho feito com muito sacrifício».

O Chefe de Estado angolano fez esta afirmação durante o seu discurso sobre o estado na nação proferido na Assembleia Nacional.

Angola conquistou em Agosto o 11º título continental em basquetebol masculino, em Abidjan (Cote d'Ivoire) e em Setembro o 2º troféu do Afrobasket feminino, na prova disputada na capital moçambicana, Maputo.

A seleção nacional angolana conquistou o seu primeiro troféu em 1989, em Luanda, seguindo-se vitórias sucessivas, interrompidas apenas em 1997 e 2011.

As angolanas, capitaneadas por Nacissela Maurício, que esteve presente como convidada nesta cerimónia no Parlamento Angolano, além do capitão sénior masculino, Carlos Almeida, na condição de deputado, conquistaram o seu primeiro título continental na edição anterior (2011), no Mali, que lhes permitiu representar o continente nos Jogos Olímpicos de Londres, pela primeira vez.

Também este ano, em Antananarivo (Madagáscar), o país arrebatou ela primeira vez o Afrobasket sub-16.