O diretor desportivo da FIBA, Lubomir Kutleba, apontou hoje, em Luanda, que o país tem «condições inevitáveis» que a torna na mais forte candidata para organizar o campeonato do mundo de basquetebol de sub-19, a disputar-se em 2015.

Em declarações à imprensa após a visita de inspeção às infraestruturas da capital do país como o pavilhão multiusos e o hotel Vitória Garden, o responsável acrescentou tratar-se de dois principais pressupostos que oferecem classes superiores a nível da África.

Para si, a proximidade do mesmo com o hotel Vitória Garden e o facto de o continente nunca ter realizado a prova são outros indicadores que podem reforçar infalivelmente a decisão final de Angola ser a anfitriã.

Lubomir Kutleba explicou também estar «maravilhado», principalmente pelo facto de os angolanos terem pavilhões de apoio (Dream Space e Vitorino Cunha) com pisos, balneários e ambiente de laser aceitável para segurança física e social das diferentes equipas que participarão na competição.

Durante a visita, a caravana constituída pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, o diretor para marketing e relações públicas, Tony Sofrimento, e a secretária-geral, Isabel Major, encerrou a inspeção nos pavilhões da Cidadela.

Lubomir Kutleba será recebido quinta-feira (11h00) em audiência pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muanduba, e parte às 16h00 para a Suíça.

A Grécia é a única adversária na corrida a organização do campeonato do mundo. A divulgação do vencedor deste processo de seleção acontecerá em Fevereiro.