Depois de conquistar o acesso ao 36º campeonato angolano de basquetebol sénior masculino, o BAI Basket deste ano, Emanuel Trovoada, treinador do Sporting de Benguela, disse esta quarta-feira pretender formar um elenco forte e competitivo para estar «o mais afastado possível» dos últimos lugares.

O técnico, que falava em declarações à Angop sobre o plano de trabalho a desenvolver no clube que estreia em casa contra o Petro de Luanda, no dia 13 de Dezembro, às 18 horas, avançou que a competitividade do BAI Basket não assusta o Sporting de Benguela e garante manter a espinha dorsal que disputou a primeira edição da segunda divisão de basquetebol.

Segundo ele, há pela frente uma grande possibilidade de ganhar o ritmo competitivo pretendido, devido ao facto de, só em Janeiro de 2014, os leões de Benguela terem 8 jogos por disputar, alguns dos quais em atraso porque o campeonato já tinha arrancado quando subiram de divisão.

Ressalta a preponderância desses jogos de acerto de calendário, por possibilitar aos jogadores ganhar maior responsabilidade, criar dinâmicas e aprender técnicas com as melhores equipas e atletas em atividades por equipas de Luanda, incluindo a do Recreativo do Libolo.

«Estamos a incutir nos jogadores a responsabilidade de que com uma melhor organização competitiva podem chegar longe, evitando que o Sporting tenha de descer após essa subida à principal liga do basquetebol», frisou, notando saber teoricamente qual o grau de dificuldade das equipas do campeonato.

Trovoada realçou o espírito de ousadia do conjunto sportinguista para poder lutar sem temer os adversários, mas antes respeitá-los, pois que o grande objetivo passa pela manutenção e até porque foi difícil essa caminhada até ao BAI Basket.

Afirmou que vai manter a base dos jogadores jovens, porquanto têm essa capacidade de querer o seu espaço e lutam por isso, precisando apenas de aumentar os níveis de responsabilidade para a nova competição a que a partir de agora estão sujeitos.

Diz que a equipa tem consciência de como o BAI Basket é extremamente competitivo, mas admite que a ansiedade que os atletas tinham, somado à sua força de vontade e o trabalho que foram fazendo nos últimos anos, dão bons indicadores de que podem alcançar passos importantes.

Ainda salientou que o desempenho desta equipa de seniores poderá inspirar os outros jovens nos escalões de formação para que sintam a motivação de subir de iniciados a cadetes e de juvenis a juniores, uma vez que há continuidade na política de aposta nos atletas da casa.

Passados mais de 25 anos, o Sporting de Benguela carimbou o regresso à alta competição do basquetebol em finais de novembro, na cidade do Lubango, durante a primeira edição do campeonato da II divisão da modalidade, que acabou por conquistar, fruto da vitória, por 107-76, frente ao Amigos de Viana.