O técnico da seleção angolana de sub-18, Elvino Dias, disse esta quarta-feira, em Luanda, que os cinco títulos conquistado por Angola a nível do basquetebol, três dos quais pelas seleções nacionais, é fruto do investimento feito pelos dirigentes dos clubes locais.

Reagindo a mais um troféu continental que Angola conseguiu, por intermédio do 1º de Agosto, o treinador sublinhou que os clubes têm estado a investir seriamente para manutenção da qualidade desta modalidade.

Fruto disso, a par dos “militares”, que revalidaram o título, as senhoras do Interclube recuperaram a “coroa”. Para Elvino Dias, a “festa” nacional começou desde o momento que o país venceu os três Afrobaskets, tendo apenas perdido um (sub-16 feminino) em seis competições possíveis.

«A boa relação entre os atletas e o facto de as equipas técnicas terem sido lideradas por angolanos (Paulo Macedo, Aníbal Moreira, Manuel Silva “Gi” e Apolinário Paquete) facilitou processo de entrosamento e comunicação entre as partes», frisou.

O treinador ressaltou que Angola nunca teve planteis com atletas mais alto em competições internacionais, o que aconteceu no último Afrobasket sub-16 no Madagascar, fator que ajudou o grupo a sagrar-se campeão africano.

Por outro lado, apesar de serem os conjuntos que detêm e formam os jogadores, a direção da Federação teve igualmente influência considerável para a obtenção do sucesso quer na escolha dos selecionadores quer na disponibilização de condições que os tranquilizavam.

Angola conquistou em 2013 os títulos continentais de basquetebol em sub-16, sénior feminino e masculino, além da taça de África dos clubes campeões em femininos (Interclube) e masculinos (1º de Agosto).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.