O 1º de Agosto passeou, este sábado, a sua classe frente ao Sporting de Benguela, numa noite em que o público voltou a encher o Pavilhão Joaquim Araújo, coroando a vitória expressiva do conjunto militar (98-37) no segundo jogo consecutivo referente à primeira jornada em atraso do BAI-Basket.

Num encontro em que os leões ofereceram pouca resistência, os “militares” construíram uma vitória tranquila. Exibiram-se na primeira parte a bom nível não dando qualquer hipótese ao adversário e conseguiram uma vantagem de 16 pontos ao fim deste quarto inaugural (18-2).

O 1º de Agosto, como era esperado, rapidamente assumiu o controlo da partida, anulando o contra-ataque do Sporting, que ainda tentou incomodar, por intermédio do extremo base Sekouba Conde, peça importante da equipa anfitriã e que fixou a sua contribuição em 11 pontos.

Perante um Sporting cada vez menos ofensivo, o jogo foi um passeio para os campeões do BAI-Basket. Foi, por isso, com naturalidade que no segundo período estiveram ainda melhor na marcação de pontos ao adversário e mantiveram-se à frente do placar, aumentando a vantagem para 35-11.  

Carlos Almeida e Mohamed Cissé, cestinhas do jogo com 14 pontos cada, e, desta vez mais inspirados, não permitiram que os donos da casa cortassem a diferença.

E o intervalo confirmou que a noite seria tranquila para os “militares”, ficando a dúvida se haveria ou não chapa “100”, muito solicitada pelos adeptos.

Apesar das correções feitas pelo treinador Emanuel Trovoada “Mané”, a equipa verde e branca continuava com uma prestação muito aquém da expectativa. A partir desse momento, o armador do jogo, Reggie Moore, que contribuiu com 10 pontos, cumpriu e bem a sua missão de distribuidor no terceiro período, mantendo o 1º de Agosto na liderança: 69-22.

No último quarto, a equipa forasteira fez coro aos pedidos vindos das bancadas e distanciou-se cada vez mais. Joaquim Gomes, com uma contribuição individual de 13 pontos, menos dois que Cedric Ison, tratou de anular a transição ofensiva do Sporting, que na defesa foi incapaz de contrariar os movimentos de 1 para 1, fazendo muitas faltas e levando a turma militar para o lance livre.

Com muita personalidade, a formação treinada por Paulo Macedo tirou proveito das perdas de bola do Sporting e fixou ao fim do último período o resultado em 98-37, ficando apenas a dois pontos daquela que seria a primeira “chapa 100” aplicada no Pavilhão Joaquim Araújo, que recebeu mais de 600 espectadores.

Esta é a 5ª derrota do treinador Emanuel Trovoada no comando do Sporting, um emblema jovem mesclado com outros mais experientes. Desde a estreia no BAI-Basket, a 20 de Dezembro de 2013, o comandante havia somado quatro desaires e três vitórias.

O 1º de Agosto actuou com: Armando Costa, Mário Correia, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes e Cedri Ison.  Jogaram ainda Reggie Moore, Carlos Almeida, Agostinho Coelho, Mohamed Cissé e Francisco Machado.

Já o Sporting de Benguela entrou em campo com: Admir Mendes, Sekouba Conde, Afonso Rodrigues, João Manda e André Paulo. Alinharam também: Bento Gamba, Josemar Carvalho, Waldemar Lopes e Anderson Baptista.

No próximo dia 31 de Janeiro, o Sporting vai defrontar o Interclube, no Pavilhão Joaquim Araújo, em jogo de acerto da segunda jornada da primeira volta da fase regular do BAI-Basket. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.