O selecionador angolano de basquetebóis seniores feminino, Aníbal Moreira, garantiu esta quarta-feira, em Luanda, que independentemente do adversário que tiverem na primeira fase do campeonato do mundo da modalidade, a ter lugar na Turquia, de 25 de setembro a 05 de outubro do corrente ano, Angola vai procurar ter uma participação condigna.

O técnico campeão de África que falava no final de uma reunião da comissão técnica das seleções da modalidade na sede da federação, disse que não tem medo dos adversários que podem vir a sair do sorteio deste sábado, porque numa competição até as grandes seleções falham.

No que tem a ver com a pré-convocatória, Aníbal Moreira salientou que vai procurar manter a base das jogadoras que venceram o africano da modalidade em Maputo, com inovação de algumas atletas jovens que forem despontando nas competições.

Estão qualificadas para o Mundial as seleções de Angola, Austrália, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Cuba, China, República Checa, França, Japão, Coreia, Moçambique, Sérvia, Espanha, Turquia e Estados Unidos.

Gabinete das seleções vai contar com um coordenador técnico

O Gabinete das Seleções Angolanas de Basquetebol vai ter, pela primeira vez, um coordenador técnico, disse esta quarta-feira, em Luanda, o diretor técnico da federação angolana da modalidade (FAB), Nuno Teixeira.

Em declarações à imprensa, Nuno Teixeira deu a conhecer que o grupo de treinadores que analisa as políticas, funcionalidade do desenvolvimento da modalidade e seleções nacionais em termos técnico decidiu criar uma estrutura que trabalhe diretamente com as seleções.

De acordo a fonte, que falava após uma reunião a portas fechadas com selecionadores nacionais na sede do órgão reitor, para o cargo a comissão vai nomear um técnico nacional que tem um perfil de fácil comunicação e muita experiencia na modalidade.

O responsável salientou que este coordenador contará também com um secretário técnico, que tem conhecimentos técnicos e administrativos.