As equipas do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo começam terça-feira a disputar uma das vagas na final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, quando se defrontarem às 18h00 locais no pavilhão Victorino Cunha, em partida da primeira mão das meias-finais.

Depois de disputarem a primeira volta da segunda fase do Campeonato Nacional, onde a formação do Cuanza Sul terminou na primeira posição e os “militares” em segundo, ambas viram baterias para outra prova, cuja conquista pode minimizar um eventual deslize na principal competição.

Na presente temporada, 1º de Agosto e Libolo defrontaram-se seis vezes, com cinco vitórias a favor da equipa de Calulo, sendo três no Campeonato Nacional (94-89, 83-75 e 78-69), uma na Taça Victorino Cunha (78-69) e outra na fase zonal da Taça de África dos Clubes Campeões (57-56), competição esta, mas já na etapa final, onde se registou a única derrota (66-78).

Para as meias-finais da Taça, os “rubro-negros” continuarão sem o base Hermenegildo Santos, a recuperar de uma lesão no joelho em Portugal, mas já deverão contar com o extremo Islando Manuel, que contraiu matrimónio na sexta-feira, ao passo que nos libolenses destaque para o regresso de Carlos Morais, que já participou na vitória diante do Petro de Luanda sábado.

A jogar em casa, os “militares” poderão se impor diante de um adversário que leva um melhor registo nos jogos entre si e procurar uma vantagem folgada para “enfrentar” o desafio da segunda mão, no terreno oposto. Mas tendo em conta a motivação da equipa do Cuanza Sul e os resultados anteriores, não será fácil para os campeões nacionais.

Os planteis equiparam-se, mas Norberto Alves, técnico do Libolo, tem feito melhor gestão do seu grupo do que Paulo Macedo, sabendo dosear o tempo de jogo dos principais jogadores, ao contrário do seu opositor.

Adivinha-se um encontro equilibrado.

Para mesma competição, o Petro de Luanda recebe o ASA na Cidadela. Os “petrolíferos” são favoritos, frente a um adversário que tem sido a grande decepção da temporada.