Tendo em vista o mundial de basquetebol sénior masculinos, a seleção de Angola foi convocada quinta-feira, com destaque para a integração de nove jogadores do 1º de Agosto, vice-campeão nacional, e apenas três do Libolo (campeão nacional).

Os três campeões africanos, dos campeões nacionais, mereceram a confiança do seleccionador Paulo Macedo, ao passo que Braulio Morais, que teve uma época regular, ficou de fora.

O mesmo não aconteceu com a formação “militar” que, apesar de ter perdido o título, forneceu o maior número de jogadores, onde se destacam os habituais Kikas Gomes, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, todos com mais de um troféu continental, Reggie Moore, Hermenegildo Santos, com um título cada.
Os jovens Edmir Lucas, Islando Manuel, Edson Ndoniema e Mutu Fonseca, que já fizeram parte da convocatória para o africano de 2013, mas foram dispensados, regressam as opções do técnico.
O poste Yanick Moreira, o único a actuar fora do país, que também falhou o africano de Abidjan (Cote d'Ivoire), por razões académicas, volta aos convocados.
O Petro de Luanda, que teve uma época aquém das expectativas, está representado apenas pelo poste Valdelício Joaquim, que fez parte dos campeões africanos em 2013.
Eis os convocados:
Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edimir Lucas, Islando Manuel, Mutu Fonseca, Kikas Gomes, Reggie Moore e Edson Ndoniema, Felizardo Ambrósio (1º de Agosto), Carlos Morais, Eduardo Mingas e Olímpio Cipriano (Libolo), Valdelicio Joaquim (Petro de Luanda), Milton Barros (Interclube) e Yanick Moreira (Universidade Metodista de Dallas).
O Mundial vai decorrer de 30 de agosto a 14 de setembro, em Espanha, e Angola está colocada no grupo D, ao lado da Austrália, Eslovénia, Lituânia, Coreia do Sul e México.
Constituição dos grupos:
Grupo A (Granada): Espanha, Egipto, Irão, França, Sérvia e Brasil.
Grupo B (Sevilha): Argentina, Senegal, Filipinas, Croácia, Porto Rico e Grécia.
Grupo C (Bilbau): Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, República Dominicana e Turquia.
Grupo D (Las Palmas): Lituânia, Angola, Coreia do Sul, México, Eslovénia e Austrália.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.