O selecionador angolano sénior feminino, Anibal Moreira, afirmou esta sexta-feira, em Luanda, que o Torneio Internacional de Maputo, agendado para a próxima semana, servirá para "afinar" a performance do combinado angolano que disputará o Mundial deste ano, na Turquia, e testar as estreantes.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o treinador angolano acrescentou que o torneio em saudação ao 39º aniversário da independência de Moçambique surge em boa altura, pois permitirá muito cedo avaliar a performance das “novatas”.

"É uma competição que surge em boa altura, porque servirá para começar a afinar a seleção que vai disputar o Mundial, de 27 de Outubro a 5 de Setembro, e testar as estreantes, dando-lhes traquejo e ritmo competitivo", expressou Aníbal Moreira, para quem vencer o torneio não é prioridade.

De acordo com o selecionador nacional angolano, as jogadoras estão a corresponder às expectativas, sabendo interpretar a filosofia da equipa técnica sem grandes dificuldades. Sublinhou que o grupo, apesar de muito jovem e sem grande experiencia internacional, parte confiante para Maputo.

Questionado sobre as razões da ausência das principais referências do cinco nacional, mormente Nacissela Maurício (MVP de África), Fineza Eusébio, Nadir Manuel, Luísa Tomás, Sónia Guadalupe e Catarina Camufau, o técnico explicou que umas não foram convocadas e outras dispensadas por motivos escolares e familiares.

Reiterou que a seleção está numa fase de rejuvenescimento e que o grupo que vai para o disputar o torneio de Moçambique ainda não é parte basilar das jogadoras a serem convocadas para o mundial. Neste sentido, admitiu que algumas ausentes nesta prova poderão integrar a próxima pré-convocatória.

Para esta “operação Maputo” o grupo é composto por 11 atletas, sendo Rosa Gala, Mereciana Fernandes, Rosemira Daniel, Letícia André, Helena Viegas, Helena Francisco, Flora Bernardo, Angelina Golome, Cristina Matiquite, Elsa Eduardo e a capitã Ana Gonçalves.

Além destas, seguiram viagem a Moçambique (capital moçambicana) a vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gina de Carvalho (chefe da comitiva), o treinador principal, Aníbal Moreira, a adjunta Elisa Pires, a fisioterapeuta Sandra Pova, uma médica e uma fisioterapeuta.

Grupo está confiante

O grupo, que parte confiante para o referido quadrangular de preparação para o campeonato do mundo da modalidade, a disputar-se na Turquia, de 27 de outubro a 5 de setembro, é composto maioritariamente por jogadoras estreantes, cinco membros da equipa técnica e uma responsável da FAB.

Em breves declarações à Angop no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, minutos antes do embarque, o selecionador angolano disse que o grupo parte para a competição confiante, não obstante a maioria ser estreante e sem grandes experiências em provas internacionais.

“As jogadoras estão todas a corresponder as expectativas, incluindo as estreantes, que têm sabido interpretar a filosofia da equipa técnica sem grandes dificuldades”, sublinhou Aníbal Moreira, reiterando ser de extrema importância a participação de Angola no torneio de Moçambique.

Acrescentou que a conquista da prova em saudação aos 39 anos da independência deste país lusófono não é o objetivo primordial, porquanto, a principal intenção é buscar ritmo competitivo e forma física para as atletas, com vista a afinar a seleção para o mundial da Turquia.

Este quadrangular de Maputo devia decorrer inicialmente de 20 a 25 deste mês, mas por razões de agenda teve de ser reprogramado para a próxima semana. O mesmo vai contar com as seleções de Angola (campeã africana), a anfitriã Moçambique, Cuba e uma quarta equipa por se definir.