Para saudar a XXVIII edição das Festas da Senhora do Monte, a Associação Provincial de Basquetebol da Huíla organiza a partir do próximo dia 16 um torneio da modalidade em sub-20 que juntará quatro equipas locais.

Em declarações à Angop, o secretário-geral da associação, Diogo Gomes, disse que participarão do evento o Desportivo da Huíla, Desportivo do Tchioco, Sporting do Lubango e a Heja Sport Clube. O entrevistado revelou que a primeira jornada inscreve os jogos: Heja Sport Clube vs Desportivo da Huíla e Desportivo do Tchioco vs Sporting do Lubango. Diogo Gomes disse que decorrerá ainda um festival infantil de basquetebol em iniciados masculino e cadetes feminino, que reserva os encontros Heja Sport Clube-Desportivo da Huíla, em iniciados masculinos; e Sporting do Lubango-Benfica do Lubango, em cadetes femininos.

As Festas da Nossa Senhora do Monte são um evento que decorre tradicionalmente desde 1091. São uma réplica das da Madeira, Portugal, a terra dos colonos que se basearam na região. Nestas celebrações são inseridas atividades desportivas, como o circuito nacional de voleibol de praia, na tourada, torneios de basquetebol, GP em Motos e os 200 Quilómetros da Huíla em automobilismo.