A seleção masculina de basquetebol em sub-17 deixou uma boa impressão no campeonato do Mundo, que decorreu de 08 a 16 do corrente, no Dubai, onde ficou na 11ª posição, disseram esta segunda-feira os treinadores da Grécia, dos EUA e da Itália.

Os técnicos foram unânimes em destacar a boa prestação dos jogadores e da equipa de Angola de modo geral.

Papanicolau Dimitrius, selecionador da Grécia, disse que “não sabia que Angola tivesse uma equipa jovem bastante evoluída”, após a sua equipa ter jogado duas vezes e ter ganho uma partida.

Para Donal Showalter, treinador norte-americano, a equipa com quem Angola perdeu por 56- 99, apesar de ter vencido a seleção angolana, notou alguma naturalidade dos angolanos e com capacidade de interpretação bastante rápida.

"Do que vi Angola está a evoluir mas precisa de um algum trabalho para ser ainda mais forte. Eles são jovens e tem muito tempo para progredir mas devem jogar regularmente", referiu.

Adiantou que para escolher os doze jogadores americanos que estiveram na competição teve de trabalhar durante um ano com mais de duzentos atletas vindos de vários Estados e escolas.

Já o selecionador da Itália, que a sua equipa bateu Angola por 77-71 nas classificativas, disse que foi uma partida de muito sofrimento e que conseguiram obter o triunfo no último minuto porque o cinco nacional mostrou alguma incerteza em momentos cruciais.

Angola viu alguns dos seus jogadores a serem observados para evoluírem no estrangeiro, sendo uns contactados direta e outros indiretamente, quer por técnicos ou por dirigentes de algumas seleções.

Em quatro ocasiões jogadores angolanos foram os melhores marcadores em partidas em que venceram e outras em que tiveram o sabor amargo da derrota.

O cinco nacional colocou o seu poste Bruno Fernando no grupo dos 25 eleitos a concorrer como MVP da competição, quando a competição tinha inscrito um total de 192 jogadores das dezasseis equipas participantes.