O jogo exterior (lançamentos da linha dos três pontos) será no sábado a principal "arma" da seleção nacional de basquetebol na primeira jornada do Campeonato do Mundo diante da Coreia do Sul, em prova a iniciar no mesmo dia em Espanha.

Hoje, durante a primeira sessão de treino, Paulo Macedo ensaiou vários ataques, com particular incidência para o lançamentos de triplos, onde Olímpio Cipriano, Roberto Fortes e Edson Ndoniema se destacaram, apresentando-se como melhores opções para segunda linha.

Saídas rápidas ao ataque e assistência para fora da linha restritiva, onde os extremos estarão posicionados, dominaram o apronto realizado na arena de Gran Canaria, durante uma hora.

Numa segunda opção, tendo em conta o observado durante o treino, os bases deverão optar pelo jogo interior, onde o selecionador deverá variar conforme as circunstâncias, entre a experiência de Kikas Gomes e a juventude de Valdelicio Joaquim e Yanick Moreira.

Em termos defensivos, o técnico mostrou-se mais inclinado para defesa a homem, mas tendo em conta a baixa estatura do adversário, durante o encontro, poderá alterar para zona nas suas diversas variantes.

Esta noite, o cinco nacional volta a treinar, naquela que será a última sessão antes do jogo de sábado marcado para às 12h30, no pavilhão de Gran Canaria.