Se isso pode servir de motivação extra, na disputa de ressaltos Angola é superior à Eslovénia, líder do grupo D e sua adversária hoje, para a quarta jornada do Mundial de basquetebol Espanha2014.

Entre as 24 seleções, Angola é terceira na lista dos ressaltos com 125, apesar da sua média de altura de 1,96 m e tendo o jogador mais alto 2,11 m (Yannick Moreira).

Os eslovenos vêm em 19.º com 92, tendo uma média de altura 2,00 m e o jogador mais alto mede 2,15m, Alen Omic)

Curiosamente, a título individual, estes dois jogadores lideram os respetivos conjuntos com iguais 21 ressaltos.

Em assistências, há um ligeiro equilíbrio, com vantagem para os europeus que conseguiram até agora 40 contra 34 dos africanos.

Goran Dragic, dos Phoenix Suns da NBA, é o melhor neste capítulo com 14, na oitava posição do campeonato, enquanto Cipriano e Armando Costa partilham a 34.ª colocação com oito cada.

Nos lançamentos de três pontos regista-se uma “goleada” eslovena, que é a segunda melhor com 42 por cento de aproveitamento (31/73), apenas superada por outra integrante do grupo – Austrália, com 51 pc (21/41).

Por seu lado, Angola é 22ª com 27.5 pc com 19 marcados em 69 tentativas. Com piores números só estão a coreia do sul e o Egipto.

Jure Balazic, com 7/11 (63,6 pc), ocupa a sétima posição geral. Reggie Moore é o mais certeiro da parte angolana, com 3/7 (42.9 pc) na 4ª posição.

Em pontos marcados, a Eslovénia está em terceiro lugar, só superada pelos EUA e Argentina. Angola é 21ª, mas é mais eficiente que o seu adversário nos lances livres 76 contra 71. Em dois pontos perde por 39/63 e em triplos 27/42.

Angola precisa de somar mais uma vitória para assegurar o apuramento, enquanto a Eslovénia já está apurada, buscando agora o primeiro lugar para adiar o mais que puder o cruzamento com os EUA, provável vencedor do grupo C, cuja chave faz cruzar com o D.

Milton Barros mantém na liderança dos lances livres do Mundial

Mesmo ficando em branco na derrota com o México terça-feira, o base suplente da seleção de Angola Milton Barros mantém-se à frente da lista dos melhores em lances livres do Mundial de basquetebol que decorre em Espanha até ao próximo dia 14, após a conclusão da terceira jornada da fase de grupos.

O jogador do Interclube converteu os 10 lances livres de que beneficiou até agora em três partidas no grupo D.

O poste Eduardo Mingas aparece em oitavo na lista com oito marcados em nove tentados (88.9 pc).