O troféu da NBA (campeonato de basquetebol dos Estados Unidos da América) foi apresentado esta sexta-feira, em Luanda, aos amantes da modalidade e convidados.

O ato, realizado pela Super Sport e NBA África na Galeria dos Desporto, contou com presença do secretário de Estado para o Desporto de Angola, Albino da Conceição, Tony Sofrimento (director de marketing da Federação Angolana de Basquetebol), antigos praticantes da modalidade, imprensa nacional e internacional.

Angola é o primeiro país do continente africano que teve o privilégio de acolher a taça que move paixões em todo mundo, como afirmou o representante da NBA para África, Kita Matingulu, que procedeu à presentação oficial do troféu.

O responsável disse que a presença do troféu em Angola consta no âmbito de um intercâmbio entre a Super Sport e a NBA de levar as emoções da competição a todo mundo.

Kita Matingulu frisou que a organização da NBA tem levado a cabo um projeto de desenvolvimento do basquetebol em África e Angola poderá se beneficiar deste projecto em 2016.

O troféu sai do país domingo com destino a África do Sul e depois regressa à América. Sábado estará exposto numa das quadras de jogo na nova centralidade habitacional do Kilamba, das 9 às 12 horas e depois no Belas Shopping, das 15 às 21 horas.

A taça está na posse dos San Antonio Spurs, que bateu na final dos playoff da época passada os Miami Heat, por 4-1.

A época da NBA 2014/2015 começa a 28 de Outubro.